MEC apresenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O MEC divulgou, dia 26, os dados e metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que define metas que o País deverá atingir nos próximos 15 anos. A meta do MEC é que Ideb do Brasil como um todo passe de atuais 3,8 para 6,0 -na primeira etapa do ensino fundamental.

O índice nacional entre a 1ª e 4ª séries está em 3,8 e deve chegar a 6 em 2021 se as metas do governo forem cumpridas. Entre a 5ª e a 8ª séries, o índice é de 3,5 e a meta é de 5,5. Para o ensino médio, o MEC apurou 3,4 e estabeleceu uma meta de 5,2.

O Ideb leva em consideração o rendimento dos alunos, combinado ao desempenho dos alunos, bem como a taxa de repetência e a evasão escolar. O índice atual dos municípios e dos estados foi calculado com base em dados de 2005 da Prova Brasil e do Saeb, que são avaliações realizadas pelo MEC a cada dois anos e os dados do Censo Escolar.

Foram avaliadas 4.349 cidades, e somente 243 conseguiram obter, nas duas etapas (1ª a 4ª séries e 5ª a 8ª séries) do ensino fundamental, um Ideb igual ou superior a 5 (em uma escala de zero a dez).

Pela análise dos dados a situação do ensino é preocupante, pois 94,5 das cidades avaliadas (4.112) obtiveram, nessas mesmas etapas, um Ideb inferior a 5.

Na avaliação da Confederação Nacional dos Municípios, a educação tem um papel fundamental nas questões econômicas, sociais e políticas, e os dados mostram que a união, os estados e os municípios precisam enfrentar as tantas diferenças que retratam a realidade do país. São muitos “Brasis” e todos queremos uma educação de qualidade, pois esse é o nosso maior desafio.

Fonte:Agência CNM