Prefeitos e vereadores dos municípios catarinenses participam, até o final da tarde de hoje (29/03), do Seminário Internacional: Corrupção e Sociedade – o pensar, o querer, o fazer, realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina e Instituto Ruy Barbosa, no Centrosul, em Florianópolis (SC).
No primeiro dia do seminário (28/03), foi discutida a reforma política como instrumento de combate a práticas ilícitas. O senador da República, Jorge Bornhausen, defendeu a mudança política, eleitoral e constitucional para “frear a corrupção”, para cerca de 700 profissionais de órgãos de controle público de países da América Latina, Europa e África e pessoas interessadas no tema. “É preciso avaliar a política como um instrumento para diminuir a existência da corrupção e para penalizar os que não vierem a respeitar a lei”, disse.
Na programação de hoje, será abordada a importância da atuação da imprensa e do cidadão para coibir casos de corrupção. Também está previsto um debate sobre a cooperação entre os órgãos de controle. A proposta é encontrar mecanismos de interação para prevenção de atos de corrupção com o dinheiro público.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM com informações do TCE