You are currently viewing Jango e Pigatto recebem reivindicações de portadores de deficiência- Mafra

Jango e Pigatto recebem reivindicações de portadores de deficiência- Mafra

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 


·         Condições de mobilidade foi o principal pedido


 


%u201CAs dificuldades em transitar pelas ruas são muitas. As pessoas que não tem deficiências sentem dificuldades, imagine quem não enxerga ou quem anda de cadeiras de rodas%u201D. A afirmação foi feita pela deficiente visual Marlene Joras Lourenço, durante reunião com o Prefeito de Mafra, Jango Herbst, na manhã de quinta-feira, quando o Executivo Municipal fez   atendimento dirigido às pessoas portadoras de deficiência, em uma sala no andar térreo do prédio da Prefeitura. O Vice-Prefeito Carlos César Pigatto também acompanhou a reunião junto com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Onirio Jorge Medeiros e o Ouvidor Geral, Eloi Witt.


O Prefeito recebeu o casal Marlene e Cirineu Lourenço, portadores de deficiência visual; os cadeirantes Fábio José da Silva e Gabriel Gerson Langer (Funcionário Municipal) além do presidente do COMDEM, Claudinei Martins e do professor Jefferson José Bauer, que trabalha pela Associação Mafrense dos Deficientes Visuais –   AMADEV.

Reivindicações

Na ocasião eles apresentaram projeto que objetiva proporcionar ao deficiente visual o trabalho de orientação e mobilidade, para dar autonomia na locomoção, autoconfiança, aumento da auto-estima e facilitar a integração social. Também fizeram reivindicações diversas em nome de todos os portadores de deficiência no Município.


Dentre as solicitações apresentadas destacam-se a retirada de árvores, lixeiras, tocos, placas, orelhões do meio das calçadas e o conserto dos buracos que impedem ou dificultam a mobilidade pela cidade. Pediram semáforos sonoros, transporte coletivo adaptado, pontos de ônibus com identificação por número   e calçadas com o piso tátil. Fábio José da Silva é cadeirante e está desempregado. Pediu   emprego ao Prefeito. %u201CQueremos nos sentir úteis%u201D, afirmou.


O Prefeito e o Secretário do Desenvolvimento Urbano explicaram que tais medidas já foram contempladas nos projetos da administração para este e os próximos anos. Tanto que a compra dos semáforos já prevê que sejam com sonorizadores. Também estão sendo efetuados trabalhos de recuperação dos passeios. Jango afirmou que as reivindicações serão atendidas e salientou a importância da participação dos próprios portadores de deficiência, %u201Cpois são eles que podem mostrar o que realmente dificulta a mobilidade das pessoas%u201D.


 


Mobilidade


Cirineu e Marlene Lourenço são deficientes visuais. Ele é massoterapeuta   e ela é telefonista, mas no momento está desempregada.   São casados e possuem uma filha de 4 anos. São os únicos em Mafra com condições de se movimentarem pelas ruas da cidade sem acompanhantes. Conhecem bem as barreiras que enfrentam diariamente. Afirmaram que as reivindicações, se atendidas, ajudarão em muito na locomoção das pessoas com deficiência visual e as demais também.


O professor Jefferson Bauer apresentou projeto para trabalhar com deficientes visuais. Segundo ele, Mafra têm cadastrado cerca de 130 pessoas com deficiência visual, porém apenas 10 por cento estão sendo atendidos no preparo para locomoção sem acompanhante pela cidade.


 


  Os atendimentos acontecerão com freqüência, sendo que as audiências poderão ser agendadas no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência %u2013COMEM ou mesmo no gabinete do Prefeito. Ele foi estabelecido para que todos possam falar com o Prefeito, até que seja adaptado um elevador no prédio. Independentemente de audiências marcadas, ele fez questão de salientar que qualquer pessoa que desejar falar os Secretários Municipais   ou com o Prefeito e esteja impedido em função de sua dificuldade de mobilidade, é só solicitar que todos descerão as escadas para atende-los.


Os interessados em agendar audiência com o Prefeito de Mafra poderão faze-lo através do COMDEM, pelo telefone (47) 3645-1610 ou no próprio gabinete, pelo telefone (47) 3641-4045.


 


 


 Fonte:


Prefeitura de Mafra


Assessoria de Imprensa