A FECAM em parceria com as Associações de Municípios vai reunir os contadores públicos municipais e os técnicos dos órgãos fiscalizadores para discutir sobre os novos procedimentos da contabilidade pública, no curso Plano de Contas e Destinação de Recursos. Serão três capacitações, nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, respectivamente, em Chapecó, Curitibanos e Florianópolis.
Os técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional – STN – apresentarão como funcionará a padronização dos planos de contas da União, Estados e Municípios e as suas alterações no dia-a-dia da contabilidade pública.
Segundo o consultor contábil da FECAM, Zaqueu Rogério Francez, os contadores poderão esclarecer dúvidas com técnicos da STN e do Tribunal de Contas (TCE) e simultaneamente apresentar as dificuldades em realizar os lançamentos contábeis atendendo à legislação. “Estamos promovendo a capacitação no início do ano, para que ao final os municípios tenham suas contas aprovadas pelo TCE”, diz.
Os contadores também serão orientados sobre como contabilizar o excesso de arrecadação, realizar os lançamentos contábeis das retenções (INSS e IRRF) e como concluir as prestações de contas do exercício anterior.
Os temas serão abordados por analistas de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Roberto de Almeida e Rosilene Oliveira de Souza e pelos representantes do Colegiado Estadual de Contadores, José Rafael Correa e Zaqueu Rogério Francez.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM |