A Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) em colaboração com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) promoveu nos dias 28 e 29 de agosto, um workshop sobre licenciamento ambiental em Mafra. O evento ocorreu na sede da Amplanorte e reuniu aproximadamente 65 participantes, incluindo técnicos representantes dos municípios e membros do IMA.
O workshop teve como foco central a discussão dos desafios e perspectivas relacionados ao licenciamento ambiental em Santa Catarina, bem como nos municípios da região. Os tópicos abordados incluíram os procedimentos específicos para áreas rurais e florestais, bem como questões relacionadas ao levantamento da fauna, que desempenha um papel fundamental na preservação ambiental.
O evento contou com palestras de renomados profissionais da área ambiental, incluindo:
- Glaucio Capelari, diretor de licenciamento ambiental do IMA de Santa Catarina.
- Mariane Murakami, assessora de assuntos regionais, normatização e procedimentos do IMA.
- Liara Rota Padilha, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP).
- Matheus Francisco Zaguini, diretor de controle de passivos ambientais do IMA.
- Gabriela Casarin Ribeiro, gerente de Gestão Ambiental e Florestal do IMA.
- Glauco Kohler e Alessandher Piva, consultores ambientais da empresa Mar de Ideias
- Fernanda Vanhoni, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA).
O encontro proporcionou uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, visando aprimorar os processos de licenciamento ambiental, essenciais para o desenvolvimento sustentável da região.
O encerramento do workshop ocorreu com uma mesa redonda na qual os especialistas discutiram questões-chave levantadas durante o evento, reforçando a importância do trabalho colaborativo entre municípios e órgãos ambientais para preservar e proteger o meio ambiente na região.