A Amplanorte com o dever de sempre assistir os municípios, esteve na última quarta-feira, 09, em Itaiópolis, para realizar assessoria ao município na implementação do MEG-TR.
O Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e tem como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gerenciamento e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.
A assessora de políticas públicas da associação, Valéria Grossl, se reuniu com o prefeito, secretários e equipe técnica da administração para explicar o funcionamento do Modelo de gestão e responder dúvidas.
“A implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União inaugura um período de transição entre a fase gerencial e uma fase tecnologia, por meio da qual, preocupa-se não somente com a melhor destinação e emprego dos recursos públicos, mas também a redução da própria burocracia e a facilidade na tramitação dos procedimentos entre Municípios, Estado e União”, explicou o secretário de administração do município, Gustavo Wisznieiwski.
Os principais benefícios da efetivação do MEG-TR são: avaliação das práticas e dos resultados de gestão conforme os requisitos e fatores de pontuação dos instrumentos de melhoria de gestão do MEG-Tr; Priorização das oportunidades de melhoria para adequação das práticas e dos resultados de gestão atual; incremento e inovação na gestão.
Ainda segundo o secretário, a implementação do MEG-TR representa uma mudança nos paradigmas organizacionais da Administração. “Uma das maiores dificuldades enfrentadas, diz respeito a mobilização de recursos humanos para dar atendimento às exigências do projeto. Para se obter melhores resultados é preciso promover mudanças, e mudanças exigem o engajamento e comprometimento de todos os envolvidos”, completou Gustavo.
Para o prefeito de Itaiópolis, Mozart Myczkowski, a administração pública no Brasil, vem passando por diversas mudanças ao longo dos anos e deve se estar atento às novidades que propiciem evolução na eficiência de gestão.
“Trabalhos de implementação são gradativos, no entanto, os resultados serão sólidos e permitirão, por metas e obrigações bem definidas, o aperfeiçoamento da gestão e da governança pública, pondo em prática os princípios da eficácia e eficiência na alocação dos recursos públicos”, finalizou o prefeito.