Nesta quinta-feira, 04, aconteceu reunião envolvendo a Associação dos Municípios do Planalto Norte – Amplanorte, representada pelo do coordenador de políticas públicas da associação, Ricardo Nestor de Paula, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), secretários municipais de saúde, coordenadores de saúde mental e hospitais da região.
O encontro que ocorreu de forma híbrida, presencialmente no auditório da Amplanorte e online por meio da Plataforma Zoom, teve o objetivo de elencar necessidades das estruturas de saúde mental, alinhando a região conforme a realidade encontrada em cada município para aprovar a rede atenção psicossocial.
Para o coordenador de políticas públicas da Amplanorte, a reunião vem em bom momento, pois se deve rever as estruturas da saúde. “O período de pandemia que enfrentamos afetou negativamente a saúde mental de muitas pessoas, precisamos de iniciativas como essa, é com parceria entre estados, municípios e hospitais, que podemos estruturar e oferecer um atendimento mais qualificado aos pacientes”, explicou Ricardo.
Foi emitida uma matriz diagnóstica durante a reunião onde os representantes dos municípios discorrem sobre os desafios encontrados na saúde mental municipal, de modo que os investimentos possam ser aplicados com mais eficiência.
“Queremos fazer com que municípios tenham uma rede de atenção psicossocial mais ampla, expandindo as estruturas já vigentes, para que além do CAPS, leitos em saúde mental, se tenham uma equipe multiprofissional, e elaboração propostas que propiciem a Atenção Especializada em Saúde Mental”, completou o presidente da associação, Luiz Henrique Saliba.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.
Acesse: www.amplanorte.org.br/.