Nesta quarta-feira, 20, aconteceu na sala de reuniões da associação, um encontro envolvendo a Federação dos Municípios de Santa Catarina – Fecam e os prefeitos da Amplanorte. Foram debatidas as características socioeconômicas da região, suas dificuldades e potenciais. Os prefeitos falaram sobre problemas da região – desde aqueles enfrentados durante a pandemia de covid-19 até aos relacionados à infraestrutura e rodovias da região.
“O gestor tem um dever muito grande, carrega a responsabilidade de atender os interesses de toda uma população. O apoio da FECAM, agora dando voz aos municípios menores e incentivando a participação, tem nos ajudado nesse sentido”, explicou o presidente da Amplanorte, Luiz Henrique Saliba.
O encontro foi marcado pela presença do presidente da Amplanorte, Luiz Henrique Saliba, o presidente da Fecam, Clenilton Pereira, o prefeito de Itaiópolis, Mozart Jose Myczkowski, o prefeito de Irineópolis, Lademir Arcari, além do coordenador institucional e das câmaras técnicas da FECAM, Rodrigo Fachini, o coord. administrativo e financeiro da Federação, Tiago Moraes, e o secretário executivo da Amplanorte, Hélio Daniel Costa.
A Fecam trouxe para os gestores todas as informações dos projetos que a federação tem executado, colocou se também a disposição a estrutura da Fecam para os municípios da região.
Segundo o presidente da Fecam, o projeto “Fecam na Estrada” tem como objetivo conhecer e estreitar os laços com as associações. “Nossa ideia é trocar boas práticas e compartilhar histórias de sucesso. Precisamos fortalecer ainda mais o nosso país e só conseguiremos por meio da união”, enfatizou Clenilton.
Também foi falado sobre a sala existente da assembleia legislativa, que está à disposição de prefeitos e vereadores para utilizar quando estiverem perto das dependências.
“A visita foi muito importante para que os prefeitos conheçam o trabalho que a Fecam vem desenvolvendo, além de entender as demandas e desafios enfrentados. O intuito é nos aproximarmos mais, pois, é o associativismo que vai ajudar os municípios a terem um crescimento conjunto”, disse o prefeito de Irineópolis, Lademir Arcari.
O prefeito de Itaiópolis, Mozart José Myczkowski, destacou que a preparação dos gestores é fundamental para assumir as atividades da Prefeitura. “Tentamos trabalhar e planejar da maneira mais confiante. A administração pública precisa ser gerenciada de maneira adequada para se manter proativa e ter mais capacidade para atender às necessidades locais”, disse o prefeito.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.