Nessa terça-feira, 04, aconteceu a reunião envolvendo os membros do colegiado de nutricionistas da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte). A reunião teve o objetivo de debater as ações realizadas pelo colegiado nos municípios da região.
No encontro foi discutido sobre a capacitação das merendeiras, que já estava programada desde o final de 2019, mas que teve de ser adiada em função da pandemia da Covid-19. A ideia é que se inicie a capacitação nos municípios a que a partir do momento que eventos e cursos sejam liberados pelos órgãos competentes de segurança sanitária.
Foi repassada para os participantes a programação de quais municípios estarão recebendo as palestras do Curso de Merendeiras da Região do Planalto Norte, sendo que a principio ordem dos municípios participantes seguirá a acordada durante reuniões do ano passado.
Para os participantes do curso estará incluso todas as refeições, hospedagem (quando o curso no município durar mais de um dia), material didático para consulta durante e após a realização do curso e inclusão de atividades praticas para auxiliar no aprendizado.
Também foi discutido como está sendo feito as entregas dos kits escolares, os membros mostraram a intenção do grupo da priorização de alimentos não perecíveis, além da elaboração de um cardápio ainda mais saudável para os alunos da rede pública.
Ainda foi cedido um espaço para o coordenador do programa Planorte Leite, o engenheiro agrônomo Waldemiro Sudoski, que explicou para o colegiado as iniciativas da Cooperativa de Leite do Planalto Norte, Cooperleite que visa à inserção de produtos lácteos produzidos por agricultores da região.
“Nossa região produz hoje, segundo o próprio Ministério da Agricultura, um dos três melhores leites do Estado, portanto, nosso grande objetivo é o projeto em andamento da construção de uma indústria de processamento de leite na região, que terá a sua indústria cooperativista instalada no município de Canoinhas e que atenderá a demanda dos produtores e irá fomentar uma melhor organização e dinamização da cadeia produtiva dessa atividade que é tão importante para o desenvolvimento do planalto norte”, explicou o coordenador.
A Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.