Municípios do Planalto norte iniciam elaboração do sistema do PLANMOB
Estiveram reunidos na manha desta terça-feira (04) os membros do Grupo De Trabalho De Elaboração Do Plano De Mobilidade Urbana, em mais uma reunião no auditório da Amplanorte.
A reunião foi convocada para que os municípios apresentassem ideias e tirassem suas dúvidas, sendo mais descontraída e dinâmica, abrindo um espaço para que os membros representantes dos municípios dessem sugestões e relatassem experiências vivenciadas com relação à mobilidade em seus respectivos municípios.
Mafra e Porto União demonstraram o preenchimento dos primeiros campos
Nesta reunião de elaboração do PLANMOB, os municípios ficaram encarregados de preencher as primeiras três guias do sistema: a aba apresentação, aba serviços de transporte público coletivo e a aba circulação viária.
Demonstrando o preenchimento do sistema, os municípios de Mafra e Porto União iniciaram mostrando a guia “Apresentação” relatando o histórico da cidade e caracterização do município, partindo em sequencia para as abas referentes ao transporte público e circulação viária, apresentando os desafios e objetivos de mobilidade em cada caso.
Em sua apresentação da guia “Transporte público” Mafra falou sobre o objetivo de aliar a mobilidade com a sustentabilidade, com a utilização de um transporte público energeticamente mais eficiente com menor emissão de poluentes, além de estimular o transporte coletivo realizando campanhas de conscientização em escolas.
O município também demonstrou o interesse em aplicar a utilização de tecnologias mais atuais na mobilidade futura, como o uso de aplicativos no transporte público, de modo que os passageiros possam acompanhar as movimentações de ônibus, horários e ser um canal de ouvidoria da população sobre o transporte público.
Os representantes de Porto União citaram em sua apresentação a importância das bicicletas, recurso este que é favorecido pela topografia do município e já muito utilizado por seus habitantes, tendo em vista, o objetivo de estimular ainda mais sua utilização com criação de novas ciclovias que sejam objetivas para facilitar a mobilidade.
O município também relatou as dificuldades encontradas no transporte público e intenção de atender os idosos e estudantes, falando também sobre alternativas para estimular o transporte individual não motorizado.
As apresentações realizadas pelos dois municípios geraram uma reflexão no quesito mobilidade no planalto norte. No encontro foi constatada a necessidade da realização de um estudo mais apurado sobre o transporte coletivo e sobre análise de tráfego nos municípios. A participação do controle social através de conselhos municipais também foi discutida pelo grupo.
A equipe responsável pelo apoio nas reuniões do PLANMOB realizará pesquisas, que trarão a análise destas possibilidades na próxima discussão do grupo.
Amplanorte no auxilio na elaboração do PLANMOB
A cada encontro do PLANMOB, os municípios deverão apresentar três abas preenchidas do sistema, de modo que, a elaboração do plano possa ser realizada com mais calma, sem deixar para ser preenchido de forma apressada e dando a possibilidade para o grupo tirar duvidas sobre os campos de texto.
Para os municípios que não puderam participar da reunião ou ainda não começaram o preenchimento do sistema, deverão apresentar na próxima reunião as abas dessa reunião e mais três da próxima, para que os municípios possam estar em consonância com os demais.
A Amplanorte irá agir de forma diferente em cada município, para os municípios que estiverem com maior dificuldade ou atraso na elaboração do plano, a associação realizará uma assessoria mais intensa nesses municípios, agendando reuniões, repassando informações e auxiliando no preenchimento dos campos.
A Amplanorte realizará uma serie de encontros do grupo ao longo do ano e a próxima reunião será no dia 01 de outubro, data que os municípios deverão preencher mais três tópicos do sistema: “Infraestrutura do sistema de mobilidade urbana”, “acessibilidade de pessoas com deficiência” e “integração dos modos de transporte publico e transporte privado e não motorizado”.
O que é o PLANMOB
O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade. Para se tornar um elemento eficaz na qualificação da mobilidade urbana, as ações devem ser executáveis, considerando a cultura local e as possibilidades de investimento e financiamento.
A Lei Federal (12.587/2012) prevê a elaboração do plano, sendo este, um instrumento de efetivação da Política de Desenvolvimento Urbano, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas no território do município.
Com o objetivo de prestar assistência técnica para os municípios, foi desenvolvida uma Assessoria de Apoio da Amplanorte para a utilização do sistema de Elaboração de Planos de Mobilidade Urbana, trabalho solicitado pelo Presidente da instituição Sr. Orildo Antônio Severginini. A iniciativa de simplificar a elaboração dos planos de mobilidade se estende aproximadamente 87% dos municípios com esta obrigação legal.
Para saber mais sobre o plano e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando o site da Amplanorte.
Acesse: www.amplanorte.org.br/.
Assessoria de Imprensa
AMPLANORTE