Capacitação para atendimento ao aluno com necessidades especiais é realizada em parceria entre Educação de Mafra e APAE
A sala de reuniões da Amplanorte lotou na tarde da ultima quinta-feira, 08, quando aconteceu a terceira reunião do ano para capacitar os estagiários que já estão atuando em escolas da rede municipal de ensino de Mafra que possuem alunos com necessidades especiais. O evento aconteceu numa parceria entre Secretaria Municipal de Educação, por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE e APAE de Mafra, reunindo cerca de 80 estagiários, além de coordenadores, professores e gestores das unidades que juntas possuem 120 crianças especiais.
O tema desta terceira reunião foi “Deficiência Intelectual”, com palestras proferidas pela psicóloga Claudia Mara Witt Ratacheski e pela fonoaudióloga Mônica Crysthina Mendes Rauen. As palestras fazem parte ainda do Programa Prevenir da APAE. A capacitação serviu ainda para esclarecer dúvidas sobre adaptações, deficiências e metodologias da educação inclusiva.
Preparação para a caminhada
A coordenadora do AEE, Ana Claudia Rauen, destacou a parceria existente entre o município e a APAE, visando o desenvolvimento integral da criança com necessidades especiais. Deu as boas vindas a todos os que trabalham nessa área, agradecendo a dedicação e destacando a importância da preparação dessas pessoas para conduzir os alunos especiais na caminhada da integração e do aprendizado.
A diretora da APAE, Eliana Scheuer, falou da necessidade de preparação para o atendimento às crianças especiais. “Hoje todas as nossas escolas têm aluno incluso. Essa é a nossa realidade”, afirmou destacando que as pessoas que trabalham com essas crianças têm que ter coração e mente abertos para buscar conhecimento e ajuda. Ao afirmar que ainclusão está aí e que não tem volta, orientou professores a considerá-los como um desafio. “Vocês tem que pensar que esse aluno será um desafio, que ele vai ser seu e que vai progredir”, incentivou.
120 alunos inclusos
O Atendimento Especializado Educacional da Secretaria Municipal de Educação já realizou, somente neste ano, outras duas reuniões com estagiários das salas com aluno incluso. Nos encontros anteriores foram abordados os temas “A função do estagiário”, quando se trabalhou as regras de convivência e “A inclusão dos alunos com necessidades especiais”, quando se trabalhou o Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Atualmente as escolas do município contam com cerca de 120 alunos inclusos e os estagiários atuam nas salas de aula em que eles se encontram, auxiliando o professor nas tarefas cotidianas, mas com um olhar especial e atencioso para com esses alunos.