Câmara de Mafra realiza entrega de moções de aplausos
A sessão ordinária de terça-feira, 25, foi marcada pela entrega de quatro moções de aplausos na Câmara Municipal de Mafra. A honraria é presenteada para pessoas ou entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento de um município melhor.
A primeira entrega foi ao 5º Regimento de Carros de Combate “Tenente Ary Rauen” pelos 75 anos de história e destaque na região, como um dos quartéis mais importantes do país. Além disto, o 5º RCC é responsável por proporcionar aos mais de 600 militares e suas famílias estrutura moral, ética e econômica.
Em sua fala, o comandante do 5º RCC, tenente coronel Gustavo Henrique Araújo Pereira Machado, agradeceu a homenagem e destacou que o regimento é movido pelas pessoas que o compõe. Em 1973, o 5º RCC foi inaugurado em “Rio Mafra”. O tenente coronel enfatizou que sua permanência só foi possível devido ao apoio da população ao relembrar a movimentação na década de 90 para transferir o 5º RCC para Ponta Grossa – PR. Por fim, tenente coronel Machado ressaltou a importância da região e expôs que o Exército Brasileiro acredita no potencial das cidades-irmãs por instalar a 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada e transferir o curso de Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) de Castro – PR para Rio Negro, o qual forma 20 tenentes por ano.
Voluntariado
Os voluntários do projeto “Circo Social” também receberam uma moção de aplausos por colaborar para o desenvolvimento social e humano por meio de ações beneficentes. O lema do projeto é “Pessoas transformam Pessoas”. Entre as ações realizadas pelos voluntários, estão a Páscoa Solidária; Dia das Crianças Solidário; Natal Solidário; Café Solidário; Bazar Solidário; Doação de Cestas Básicas; apoio a outras ações solidárias e Programa Circo Social na rádio. Também realizam ações culturais, educacionais e esportivas.
O coordenador do Projeto Circo Social, Everton Lisboa, agradeceu a homenagem e destacou que todo o trabalho é realizado por voluntários durante o ano todo. Para ele, as ações do Circo ajudam o município em momento de crise, como as enchentes, e também prestam assistencialismo diário. Lisboa solicitou o incentivo do voluntariado para ajudar no crescimento de Mafra.
Esporte
A terceira homenagem foi para o atleta mafrense Roberto Soares da Silva, 41 anos, casado com Sibelli e pai de Kauã, Emanuelly e Gabrielly. Neste ano completa 28 anos de corrida, onde participou de mais de 150 provas, em que conquistou mais de 100 troféus e 50 medalhas.
Ainda criança, com 10 anos, Roberto era incentivado pela mãe, Sueli, a participar de corridas. Em 1991, ganhou sua primeira prova e não parou mais. Há 20 anos corre a tradicional Corrida Rústica de 1º de maio – Wilson Busch, onde já ganhou 14 troféus e seis medalhas. O corredor representou o município em mais de 100 municípios paranaenses e catarinenses.
Durante sua fala, Roberto se lembrou da dificuldade, quando ainda pequeno, não tinha tênis para correr e treinava sem acompanhamento. O atleta pediu apoio do Poder Legislativo ao esporte mafrense. Para ele, o esporte que é responsável por transformar vidas.
Veterano
O último homenageado da noite foi Ivan Jerson Buch pela sua trajetória esportiva com mais de 60 troféus e mais de 200 medalhas no atletismo. Aos 81 anos, Buch relembrou que suas primeiras medalhas foram no nado livre 25 metros e 50 metros na inauguração da piscina do antigo club Peri.
Durante uso da tribuna, Buch relembrou a incorporação no 2º batalhão ferroviário, chamado “Batalhão Mauá”, quando iniciou sua vida de atleta e militar. Nesta época, venceu a corrida Mauá em 1956. No ano seguinte, se tornou bicampeão na Corrida Mauá e também venceu a primeira prova ciclística realizada em Rio Negro – PR.
Além disto, Buch competiu nos times de futebol local, em diversas modalidades do atletismo. Também atuou como treinador de atletismo conquistando vários títulos para Mafra. Atualmente, Buch é atleta do Centro de Convivência do Idoso de Mafra, onde se destacou ao lado da esposa na dança de salão e jogos de baralho.
Para Buch, as homenagens devem ser feitas quando as pessoas estão vivas e ressaltou que ficou imensamente feliz por ser lembrado pelos vereadores mafrenses.
Fonte: Câmara Municipal de Mafra