Quando o assunto é saúde, a prevenção e o acesso às informações corretas e confiáveis fazem toda a diferença. É por isso que a Secretaria Municipal de Saúde vem a público orientar a população sobre o rotavírus e sobre a coxsackie, ou a síndrome pé-mão-boca. “Salientamos que não temos surto em Canoinhas relacionadas a estas doenças, mas cabe a nós, enquanto secretaria, trabalhar para orientar a população sobre as formas de prevenção”, afirma a secretária de Saúde Zenici Dreher.
Tanto os rotavirus, quanto a doença mão-pé-boca podem ser evitadas com a prevenção. “E é por isso que fazemos este reforço aos pais”, enfatiza Zenici. Qualquer sintoma, os pais devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima.
*ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE*
É fundamental lavar sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular/preparar os alimentos, amamentar, tocar em animais. De igual forma deve-se lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos.
Proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guardar os alimentos em recipientes fechados) também é atitude que pode prevenir o surgimento destas doenças.
A população também deve guardar a água tratada em vasilhas limpas e de boca estreita para evitar a recontaminação. Jamais devem ser utiliza água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados. Os lixos também devem ser ensacados e mantidos com a tampa sempre fechada.
A secretaria de Saúde lembra ainda que manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças e portanto deve-se evitar o desmame precoce.
*SAIBA MAIS*
Rotavírus
Os rotavírus são uma doença diarreica aguda causada por um vírus. É uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos no mundo. Causa vômito. Na maioria das vezes, há diarreia com caráter aquoso, aspecto gorduroso e explosivo, além de febre alta. Podem ocorrer formas leves e subclínicas nos adultos e formas assintomáticas na fase neonatal e durante os quatro primeiros meses de vida.
Os rotavírus são transmitidos pela via fecal-oral, por contato pessoa a pessoa, por meio de água e alimentos contaminados, objetos contaminados e provavelmente por propagação aérea, via aerossóis. Há presença de alta concentração do vírus causador da doença nas fezes de crianças infectadas.
*MÃO-PÉ-BOCA*
A síndrome mão-pé-boca (Coxsackie), também chamada de doença mão-pé-boca, é uma infecção viral contagiosa muito comum em crianças, que é caracterizada por pequenas feridas na boca, mãos e nos pés.
A síndrome mão-pé-boca é, na maioria dos casos, uma doença branda e benigna, que desaparece espontaneamente após alguns dias sem causar nenhum tipo de complicação. O maior problema costuma ser o risco de desidratação, pois a dor de garganta pode fazer com que a criança pare de aceitar alimentos e líquidos.
Os primeiros sintomas a surgirem costumam ser a dor de garganta e a febre, que fica por volta dos 38ºC. Mal-estar e perda do apetite também são frequentes. Num primeiro momento, a doença é muito parecida com qualquer quadro de virose comum, sendo impossível o seu diagnóstico clínico nesta fase.
Um ou dois dias após os primeiros sintomas, começam a surgir as lesões características que dão o nome à doença mão-pé-boca. As lesões da boca começam como pontos avermelhados, que se transformam em pequenas bolhas e posteriormente em úlceras dolorosas, semelhantes às aftas comuns.
Não existe tratamento específico para esta síndrome, pois a doença costuma ser autolimitada. Em geral, bastam anti-inflamatórios ou analgésicos comuns para controlar os sintomas de dor e febre. É importante manter as crianças bem hidratadas.
Pessoas contaminadas devem ficar em casa. Crianças não devem ir à creche ou à escola, e adultos devem faltar o trabalho até todos os sintomas terem desaparecidos. Roupas comuns e roupas de cama podem ser fontes de contágio (principalmente se houver secreção das lesões da pele) e devem ser trocadas e lavadas diariamente. Brinquedos também devem ser lavados com frequência.