Através de um mutirão de cirurgias eletivas, o Governo do Município através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde zeraram a fila de espera da cirurgia de catarata.
Os 130 procedimentos foram realizados de 05 a 16 de março, no Hospital São Lucas, de Campo Alegre – SC. Segundo registros, alguns pacientes aguardavam pela cirurgia há mais de quatro anos.
Cátia Taciana Thorstenberg, secretária municipal da saúde, afirma que ações como esta ajudam a fortalecer e melhorar a saúde do município. “São atividades extremamente positivas porque envolvem diversos órgãos que se unem em prol de um objetivo comum, que é o de atender as necessidades da população, melhorando a qualidade de vida das pessoas através da solução de seus problemas de saúde”. comentou.
A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão, além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária.