As alunas da rede pública municipal de Canoinhas estão no Rio Grande do Sul representando a Escola Básica Municipal Alberto Wardenski na maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. Estefani Luiza Ortiz Karvat e Taiane Grosskopf, do 9º anos, ficam até quinta-feira em Rio Pardo (RS) apresentando o projeto “Solo Vivo” na 18ª Expoagro Afubra.
As garotas de 14 anos serão as porta-vozes para apresentarem as informações sobre os trabalhos e pesquisas desenvolvidas durante a execução do projeto desenvolvido na escola que fica no Salto D’Água Verde.
De acordo com o coordenador regional do Projeto Verde é Vida, programa de educação ambiental da Afubra, Edmar Pedro Konckel, o trabalho realizado pela escola canoinhense foi selecionado entre 38 projetos das cidades de Canoinhas, Mafra, Itaiópolis, Rio Negro e Pien. “Este trabalho de iniciação científica foi escolhido por uma banca que levou em consideração o fato de que as ações saíram da escola e foram implantadas na comunidade e também porque está relacionado com o tema da Expoagro que é a conservação do solo”, destaca.
O projeto Solo Vivo trabalha com técnicas de conservação, como rotação de culturas, plantio direto, diversidade de culturas, cobertura morta, adubação verde, manutenção de microclimas e de reservas de energia (captação e armazenamento das águas pluviais), compostagem e biodecompositor.
“Para nós enquanto educadores é um orgulho poder termos ações como estas que auxiliam no aprendizado dos alunos e também no desenvolvimento da comunidade onde a escola está inserida. Parabéns a todos os envolvidos”, afirma o secretário da Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz.
O projeto Solo Vivo faz parte do Programa da Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvido de forma interdisciplinar com professores, instrutor agrícola e parceiros.