O que há de mais moderno quando o assunto é beneficiamento de sementes está em Canoinhas. Com a inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), realizada nesta sexta-feira, 2, o município e a região iniciam o processo de consolidação no cenário nacional na qualidade da produção de sementes.
“É o maior investimento que Canoinhas já teve das últimas décadas. Além do valor gasto, dos empregos gerados e da movimentação econômica, ressalto a importância desta obra para os nossos agricultores que poderão agregar valor aos seus grãos produzindo semente. Canoinhas ganha mais ainda com a qualidade sanitária das suas lavouras. Obrigado a Cooperalfa por escolher Canoinhas para este investimento”, disse o prefeito Beto Passos durante evento.
O vice-prefeito Renato Pike e o secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Machado também participaram da solenidade que reuniu autoridades da região, técnicos, pesquisadores, comunidade em geral e associados da Cooperalfa.
“O produtor rural é de suma importância para a nossa região. E o fato de Canoinhas receber esta UBS mostra toda essa capacidade que o homem do campo possui”, destaca Renato Pike.
A UBS fica ao lado do silo Aparecida, no trevo de entrada do Parque de Exposições Ouro Verde. Os modernos equipamentos da nova UBS permitirão agilidade no recebimento e beneficiamento das sementes de soja, feijão trigo e pastagens (aveia e azevém) produzidas na região. Cerca de 65% das sementes desta unidade, cerca de 100 mil sacas por safra, serão absorvidas pelos associados e o excedente atenderá os mercados do Paraná e MS.
A unidade tem capacidade para receber até cinco cultivares diferentes de forma simultânea. A agilidade é outro atributo importante: a moega consegue ser esvaziada em pouco mais de 10 minutos. A UBS possui capacidade de beneficiamento de 20 toneladas/hora.