Estão abertas as inscrições para novos alunos dos CEIs

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Garantia de vaga não está relacionada a ordem da inscrição, mas a critérios como renda bruta familiar

 

As inscrições para o ingresso de novos alunos da educação infantil de Canoinhas começaram hoje, 29. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, estão sendo ofertadas 534 vagas para alunos de zero a três anos que iniciarão a jornada escolar num dos 17 Centros de Educação Infantil de Canoinhas.

 

Desde a madrugada o sistema registrou inscrição de pais, mas o secretário da Educação, Osmar Oleskovicz, lembra que a garantia da vaga não está relacionada à ordem do preenchimento dos dados: “não é quem faz primeiro”, alerta.

 

A classificação de cada criança será feita de acordo com a renda bruta familiar, os gastos com moradia, pensão e de acordo com o número de integrantes do grupo familiar. Terão prioridade às vagas as crianças com deficiência, crianças que estiverem em abrigos institucionais e as que integrarem o grupo familiar no qual todos os responsáveis legais pela criança possuem jornada de trabalho de oito horas diárias em período diurno. Serão oferecidas vagas em período integral, vespertino e matutino. Ao fazer a inscrição, os pais poderão optar pela escolha de até quatro unidades.

 

Inscrição

Para se inscrever, os pais ou responsáveis precisam acessar o site do município (www.pmc.sc.gov.br) e preencher o formulário até o dia 4 de fevereiro. As famílias que não têm acesso à internet podem fazer a inscrição em uma das escolas da rede pública municipal, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na Câmara de Vereadores ou então na Secretaria de Educação. Estes espaços atenderão ao público interessado, sem acesso à internet, somente nos dias 30 e 31 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema fechará para fazer a classificação de cada criança de acordo com as informações prestadas pela família. Dia 6 de fevereiro será divulgada uma lista de pré-classificados para as vagas. Entre 7 e 8 de fevereiro os documentos devem ser levados até as unidades escolares para comprovar os dados das inscrições. Entre os dias 15 e 16 uma comissão analisará os documentos entregues. Somente no dia 19 será divulgada nos CEIs e pelo site do Município a lista final dos classificados. Com a vaga garantida, nos dias 20 a 23 de fevereiro os alunos poderão ser matriculados nos CEIs. As aulas começam em março.

 

“Estas alterações vão acabar com as filas para o ingresso de novas crianças em CEIs, mas o maior benefício para a comunidade é a utilização de critérios para a matrícula dos alunos. Antes não havia critérios. Com a participação de várias entidades da sociedade civil organizada e do Ministério Público, estabelecemos estes critérios para que possamos assegurar que as pessoas que realmente precisam sejam contempladas com as vagas”, explica o secretário da Educação, Osmar Oleskovicz. O gestor da pasta lembra, no entanto, que em longo prazo a proposta é garantir vaga para todas as crianças: “agora não temos como garantir porque não sabemos o número exato de crianças porque nosso Censo é muito antigo”, enfatiza.

 

As aulas para os novos alunos iniciam em março. As aulas para os alunos antigos de toda a rede pública municipal de ensino começam normalmente no dia 6 de fevereiro conforme já divulgado pela Secretaria da Educação.

 

Para fazer a inscrição também é possível clicar diretamente neste link: https://canoinhas.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2018

 

 

 

DOCUMENTAÇÃO

As informações preenchidas pela internet precisam ser verdadeiras e comprováveis. São detalhes importantes da vida das crianças que deverão constar sem erros. Por isso, ao fazer a inscrição, tenha em mãos os seguintes documentos:

 

•          Carteira de Identidade de todos os integrantes do grupo familiar (as pessoas que vivem na mesma casa) podendo ser apresentada certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos;

 

•          CPF dos pais ou responsáveis e de todos os integrantes do grupo familiar;

 

•          Certidão de nascimento da criança;

 

•          Comprovante de residência;

 

•          Número NIS (Bolsa Família);

 

•          Informações sobre o salário de cada membro da família.