O case de sucesso do projeto “Estratégia Saúde da Alegria” desenvolvido desde abril deste ano pela equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) 006 no distrito de São Cristóvão, em Três Barras, foi uma das experiências exitosas apresentadas durante o Wokshop do Planalto Norte Catarinense.
Realizado no auditório da Universidade do Contestado (UnC) de Mafra, nessa quinta-feira (23), o evento reuniu profissionais das redes de atenção básica em saúde da região para debater as ações de humanização e educação permanente no processo de trabalho.
Enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde Ailton Mendes, que fica na área de atuação do ESF 006, Cristiane Hoffmann Lechinheski explanou sobre o projeto do qual é autora. “O objetivo é atender o paciente em seu domicílio, seja ele acamado, idoso, cadeirantes ou portador de qualquer outra necessidade especial. Visa também levar alegria e humanização aos serviços, saindo do modo convencional de oferecer cuidados à saúde”, comenta a profissional.
A programação ainda contou com palestras ministradas por técnicos da área, como Júlio Cesar Schweickardt da Fiocruz do Estado do Amazonas e coordenador nacional da Associação Brasileira Rede Unida; e pela especialista Maria de Fátima Souza Rovaris, da Divisão de Educação Permanente do Estado de Santa Catarina.
O município marcou presença no workshop com outras profissionais da área de saúde. As agentes comunitárias Jucélia Brigada Burgadt, Giovana Patrícia Schtzmann, Josiane Machado Ferreira e Silvana Carvalho Bueno; e as técnicas de enfermagem Joanita Ferreira e Regiane Gonçalves representaram a equipe de ESF 006.
Já a assistente social Cleonice Zazinski Gomes e a fisioterapeuta Neci Lemos Nagano foram ao evento representando o Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde Família (NEPHS), enquanto a enfermeira Maria Emilia Jubanski o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Para mais informações acesse: www.tresbarras.sc.gov.br/noticias
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Três Barras