You are currently viewing Governo Municipal transforma Cooperativa de Recicladores de Canoinhas

Governo Municipal transforma Cooperativa de Recicladores de Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Com a mais absoluta certeza a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Canoinhas está transformada. Esta nova era motivada pela atual gestão do Município suscitou, inclusive, a mudança do nome da entidade. Agora, a cooperativa passa a ser chamada carinhosamente de “Recanto da Reciclagem”. Graças ao esforço da Secretaria de Meio Ambiente, a cooperativa conseguiu receber nesta sexta-feira, 6, a licença ambiental de operação emitido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

 

“Isso veio para corar todo o esforço realizado nestes meses. No início deste ano a cooperativa estava quase fechando as portas tamanho o abandono”, lembra o secretário do Meio Ambiente, Hilário Kath. A conquista da licença foi árdua: “a Cooperativa estava ambientalmente irregular. O local era desumano para trabalhar. Foi muito trabalhoso regularizá-la, mas foi algo que valeu a pena”, comenta a engenheira ambiental do Município, Thauany Farias.

 

Graças ao trabalho realizado pelo Recanto da Reciclagem e pela Secretaria do Meio Ambiente, Canoinhas passa a ser referência na destinação dos resíduos sólidos. Com a licença ambiental, agora será possível, por meio de projetos, acessar recursos do Governo Federal conforme a 12.305 do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que prevê que toda cidade deve implantam coleta seletiva com a participação de cooperativas ou outras formas de associação formada por pessoas de baixa renda.

 

Transformações

Quem conheceu o galpão do “Recanto da Reciclagem” no início deste ano e visita hoje o ambiente ficará admirado com as transformações. O presidente da Câmara de Vereadores, Wilmar Sudoski, que acompanhou a entrega da licença destacou em sua fala essas modificações: “hoje isso aqui é verdadeiramente um ambiente de trabalho e não mais um lixão”.

 

O galpão recebeu mudanças estruturais que facilitaram o trabalho dos cooperados. “Não dava pra entender porque foi construído daquela maneira. Muitos problemas foram resolvidos adequando o ambiente”, explica Kath.

14 famílias sobrevivem do trabalho na cooperativa. “Quando eu comecei aqui eu tirava R$150, já tivemos meses que chegamos a um salário mínimo. A mudança para nós foi muito boa. Tá 100% melhor do que ano passado”, revela o presidente da Associação, Edson Castilho.

 

Licença

A entrega da licença aconteceu no próprio Recanto – antigamente conhecido como “Barracão de Reciclagem”. Participaram os secretários municipais Osmar Oleskovicz e Paulo Machado, os vereadores Wilmar Sudoski e Mario Erzinger e a gerente da Fatma, Francine Nader.

 

Durante a entrega, a gerente da Fatma destacou a atitude do prefeito de Canoinhas, Beto Passos, em confiar nos cooperados e assumir para si a responsabilidade pela Cooperativa. Para viabilizar com maior rapidez a licença, o documento foi expedido em nome do Município.

 

Em seu discurso, o prefeito Beto Passos agradeceu aos cooperados pela confiança. Também pediu à população que acredite no trabalho do Recanto: “aqui mães e pais de família vem para trabalhar e buscar o seu sustento com dignidade. Agradeço aqueles que fazem a separação, mas também peço aos que não fazem para que passem a fazer para que estas pessoas que aqui estão fiquem motivadas a continuar trabalhando aqui tirando o sustento para suas famílias e ao mesmo tempo mantendo a nossa cidade limpa e organizada e ecologicamente correta.