O Programa Planorte Leite, construído há várias mãos, envolve, entre outros atores, a AMPLANORTE e a Epagri e visa produzir o melhor leite da região, com qualidade, segurança e confiabilidade. Famílias produtoras já estão cooperadas para alavancar a produção no Planalto Norte Catarinense.
Em 2017, através do Programa SC Rural, foi contratada uma consultoria para verificar a viabilidade de implantação de uma agroindústria no Planalto Norte. Através do estudo foi possível perceber que o mercado viabiliza a implantação e o trabalho, agora, é fazer com que o projeto saia do papel e alavanque a produção de lácteos da região.
Por isso, os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti, também presidente da AMPLANORTE; de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza e de Itaiópolis, Reginaldo José Fernandes Luiz e o Secretário Executivo da Associação, Helio Daniel Costa estiveram em Brasília na última semana para angariar fundos para a execução do projeto.
O deputado Federal Mauro Mariani sinalizou R$7 milhões para a construção do laticínio, recurso este que pode vir da floresta nacional de Três Barras. Agora a comissão de execução do programa vai avaliar, junto ao governo, quais caminhos tomar, se haverá parceria público/privado ou se há necessidade analisar uma outra forma para que o laticínio se torne uma realidade.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE