Cerca de 240 jovens foram dispensados do serviço militar inicial na manhã desta segunda-feira, 2, em Canoinhas. O delegado do Posto de Recrutamento Militar (PRM) de Blumenau, 1º tenente Ademar do Nascimento Alexandre comandou o juramento à bandeira. “Este evento tem como objetivo proporcionar ao cidadão dispensado de incorporar em uma organização militar, um momento cívico, a par da responsabilidade que assume perante a Pátria, como cidadão brasileiro, após o recebimento do certificado”, destaca Ademar.
Os jovens se comprometeram, pela própria honra, perante a bandeira nacional e a comunidade, a estarem prontos para, em caso de necessidade, lutarem em defesa da Pátria. “A nação brasileira passa a considerá-los, após esse juramento, como cidadãos em condições de socorrê-la ao seu chamado”.
Todos os que prestaram o compromisso foram dispensados do serviço militar, porém a obrigação para com ele permanece até 31 de dezembro do ano em que completarem 45 anos de idade, isto em tempo de paz.
O prefeito Beto Passos lembrou aos presentes sobre os seus compromissos com a comunidade local: “sejam promotores da transformação, exemplos de cidadania, prolongamento de suas honradas famílias”. Antes da solenidade, o secretário da Junta Militar de Canoinhas, Gilson dos Santos, falou aos jovens: “respeitem as instituições, as pessoas e à Pátria”.
A cerimônia não encerrou a possibilidade de ingressarem na carreira militar. As Forças Armadas disponibilizam as mais variadas opções de acesso aos seus quadros.
Prefeito presta juramento
O prefeito de Canoinhas, Beto Passos, prestou juramento à bandeira na manhã desta segunda-feira, 2. O ato, comandado pelo delegado do Posto de Recrutamento Militar (PRM) de Blumenau, 1º tenente Ademar do Nascimento Alexandre, foi realizado no Gabinete da Prefeitura. Passos é o presidente da Junta Militar de Canoinhas.