Canoinhas está vivendo momento único nesta quinta-feira, 21, com o 1ºFórum de Medidas Socioeducativas. Organizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o evento busca sensibilizar os atores envolvidos no processo de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. A atividade, que faz parte do calendário de comemorações dos 106 anos de Canoinhas, foi elogiada pelo promotor de Justiça André Barbuto Vitorino. “Fico feliz em presenciar o interesse do Município neste tipo de discussão. É um sinal muito positivo e demonstra que Canoinhas quer dar um passo muito importante (…) isso é motivo de alegria e esperança de que a sociedade canoinhense quer algo melhor para as nossas crianças e adolescentes”. O promotor destacou ainda com entusiasmo que o Fórum esteja inserido na programação de aniversário do Município.
O prefeito, Beto Passos, desde o início das comemorações tem destacado que as atividades de setembro – assim como as realizadas desde o início do ano – buscam a melhoria da qualidade de vida da população. “É nossa responsabilidade também enquanto poder público apoiar estes adolescentes que precisam cumprir estas medidas”, destacou Passos.
O vice-prefeito, Renato Pike, lembrou que todos somos responsáveis pela educação, que precisamos estar envolvidos e questionou: “quando vejo um filho desrespeitando um pai, pergunto: onde a sociedade está errando?”.
Na mesma linha falou o deputado estadual Antônio Aguiar: “filhos são educados pelo mundo. Vejo que os pais precisam de mais conhecimento para educar os filhos”.
A partir do Fórum, “esperamos que as instituições recebem estes adolescentes garantindo assim o acesso a direitos para a ressignificação de valores na vida pessoal e social”, segundo a secretária de Assistência Social, Cintia Aguiar.