A 21ª Festa Estadual da Erva-mate e 1ª ExpoCanoinhas cumpriu com seu objetivo: movimentou a economia local e atraiu uma verdadeira multidão que lotou a arena de shows, rodeio crioulo e o motódromo. De acordo com a organização do evento, a expectativa de público foi alcançada e aproximadamente 50 mil circularam pelo Parque de Exposições Ouro Verde, em Canoinhas, entre os dias 8 e 12 de setembro. “Esta, sem dúvida, foi uma das maiores festas que tivemos e vai entrar para a história do Município”, destaca o prefeito Beto Passos. Cerca de cem expositores apresentaram ao público novidades dos mais variados setores: da indústria, ao comércio, sem esquecer os prestadores de serviço. Quem foi à Fesmate, além de tomar chimarrão e se deliciar com picolé, licor e chope de erva-mate, pôde se divertir no parque, conferir o Brique do Sesc, assistir as competições de velocross e do rodeio crioulo, visitar o museu da erva-mate e acompanhar as 25 atrações musicais da festa. No palco principal subiram Armandinho, Leonardo, Eduardo Costa, Zabot, Banda Banks e Maiara & Maraísa. No palco alternativo, 19 artistas locais comandaram a festa nos cinco dias do evento.
Para o vice-prefeito Renato Pike, a avaliação da Fesmate é positiva: “há muito para melhorar e com certeza a cada ano faremos um evento melhor e com menos erros. Os problemas nos farão crescer, mas desde já tenho a certeza de que estamos trabalhando da maneira correta”.
Movimento econômico
Levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento mostra que a Fesmate foi essencial para o movimento econômico nestes cinco dias de festa. “Tivemos hotéis com ocupação completa e outros que registraram um aumento na média de 15% a 20%”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Machado. Restaurantes e estabelecimentos que trabalham com alimentação alcançaram incremento significativo assim como empresas especializadas em transporte. Postos pesquisados apontaram acréscimo na venda que girou entre 30% e 80%. Empresários que trabalham com roupas, calçados e acessórios de igual modo registraram aumento nas vendas na comparação com semanas sem eventos desta proporção. A Fesmate gerou aproximadamente 200 empregos diretos também com a contratação de prestadores de serviços como equipe de segurança e brigadistas.
Velocross e Rodeio Crioulo
Mais de 150 pilotos participaram das disputas no motódromo do Parque de Exposições durante a Fesmate. O organizador Demétrio Henrique Rudey afirmou durante a premiação que “nunca teve apoio tão grande” para a realização de uma competição como a que ocorreu durante a Festa da Erva-mate. Pelo 11º rodeio Crioulo do CTG Presilha do Contestado passaram mais de 800 competidores. O patrão Adilson Steidel comemora o resultado do evento e comenta que os participantes enalteceram a qualidade do rodeio.
Trabalho a várias mãos
Desde o início do ano a atual gestão está focada em tornar o Parque de Exposições Ouro Verde um espaço de convivência para os munícipes. A adesão da população aos eventos como a Fesmate e o Família no Parque mostra que esta política de governo está sendo aprovada.
Tornar o parque um espaço agradável, um local de lazer para a população é fruto de um trabalho a várias mãos. Colaboradores das secretarias do Meio Ambiente, de Obras, do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Educação e do Planejamento estão sendo essenciais para isso. “Não vou citar nomes para não correr o risco de ser injusto, mas de coração gostaria de agradecer o envolvimento de cada servidor que esteve nos bastidores da Fesmate e de todas as edições do Família no Parque oferecendo apoio para que tudo transcorresse da melhor forma possível”, enfatiza Passos.
Para o prefeito, o modelo de terceirização da Fesmate foi eficiente. “Encontramos uma nova forma para a realização de uma festa de alto padrão com custo baixo para o Município e por isso também agradecemos a todos que estiveram envolvidos neste processo e que fizeram a festa acontecer”.