Quem visita os espaços históricos de Canoinhas sabe como estão deteriorados e é por isso que a Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer está buscando maneiras para melhorar estes ambientes. Nesta segunda, 28, iniciou a restauração da cuia da Praça Lauro Müller. “Ela representa um dos principais símbolos de Canoinhas, a erva-mate. E por isso estamos trabalhando nessa recuperação”, enfatiza o gestor da fundação, o maestro Luisinho.
O gestor também está diretamente envolvido na restauração da Capelinha Santa Cruz. Numa parceria entre a Fundação Cultural, Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas, órgãos públicos, empresas privadas, do deputado estadual Antônio Aguiar, do vereador Mario Erzinger, já foi iniciada a reforma da Capela Santa Cruz de Canoinhas. Amadeiramento, telhado, ripas, caibros de sustentação ao telhado, caixa de vento e forro foram trocados. Também será realizada a restauração da pintura com as cores originais e recuperação dos quadros da capela.
A Capela Santa Cruz foi edificada em 1961 no lugar da primeira Igreja e do primeiro cemitério de Canoinhas, fica localizada ao lado da Escola Santa Cruz. “Tanto a cuia, quanto a capela preservam a cultura e história da nossa sociedade e é nossa missão cuidar destes ambientes”, completa Luisinho.