No início da manhã de sexta-feira, 11, foi realizada a abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina para estudantes de 12 a 14 anos (Jesc/12-14) e dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina ( Parajesc), na pista de atletismo da Universidade do Contestado (UnC) em Mafra. O município sediará, entre os dias 11 e 12, as competições de atletismo, judô e tênis de mesa.
Estas modalidades esportivas foram descentralizadas da sede dos Jesc e Parajesc, São Bento do Sul, em função de uma necessidade de readequação de calendário de eventos.
Estiveram presentes na abertura o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Nunes Caetano Júnior (Vadinho), o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, o pró-reitor da UnC de Administração e Planejamento, Luciano Bendlin, e o diretor do campus de Mafra, Tadeu David Geronasso, juntamente com os árbitros, técnicos, integradores esportivos, colaboradores e atletas de todas as regiões do Estado.
Abel Schroeder agradeceu a Fesporte por confiar tão importante competição aos municípios da ADR Mafra, destacando ainda a importância do esporte e lembrando aos atletas que tão importante quanto a garra nas disputas é a lealdade em cada prova. Por fim, o secretário declarou abertos os Jesc e Parajesc 12-14.
Pela programação, o judô (única competição disputada apenas no sábado 12) será realizado no Ginásio Wilson Buch. O atletismo dos Jesc e Parajesc acontecem paralelamente na pista da UnC, nos dias 11 e 12. E na escola Santo Antônio serão realizadas as competições de tênis de mesa dos Parajesc. Ao todo, mais de 1.100 atletas estarão competindo em Mafra ao longo da sexta-feira e do sábado.
Na semana seguinte, dia 17, chegam a São Bento do Sul e Rio Negrinho as delegações, integradores e arbitragem para as competições que acontecem entre os dias 18 e 20 de agosto – handebol, voleibol, futsal, badminton, xadrez, ciclismo e luta olímpica. Por fim, entre os dias 25 e 27 de agosto, também em São Bento do Sul, serão realizadas as disputas nas modalidades de basquete e tênis de mesa.
Os campeões por modalidade e prova dos Jesc se classificarão para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional –, que ocorrem em Curitiba, de 12 a 21 de setembro. Já no paradesporto, a classificação para Paralimpíadas Escolares Nacionais acontece por índice. São 24 vagas, divididas por categorias (A e B) e gêneros (masculino e feminino), para o atletismo, e oito para o tênis de mesa, divididas nas deficiências física e intelectual, gênero e categoria. Além disso, os atletas que não se classificarem para o atletismo ou tênis de mesa serão avaliados por classificadores para compor a delegação catarinense nas equipes de golbol e futebol de sete.
Jesc e Parajesc são eventos do Governo de Santa Catarina, promovidos por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e prefeituras dos municípios-sede.
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação – ADR Mafra