You are currently viewing Conferência de Assistência Social é realizada em Canoinhas

Conferência de Assistência Social é realizada em Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Prefeitura Municipal de Canoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou no dia 28 de junho a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema, “garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, o encontro avaliou a política de Assistência Social e definiu diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Segundo a secretária de Assistência Social, Cintia Müller de Aguiar, foram realizadas pré-conferências nos CRAS, CREAS e nas casas mantidas pela pasta. Desde as pré-conferências a população veio fazendo avaliações e propondo novas ações.

A Política de Assistência Social tem por função a proteção social e organiza-se como um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado SUAS. Como forma de garantir e legitimar a participação democrática e popular é que acontece a cada dois anos a conferência.

Durante a abertura do encontro, que ocorreu no auditório da Fameplan, o vice-prefeito Renato Pike parabenizou a secretaria e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores da pasta nos mais variados equipamentos. “O atendimento de vocês está fazendo a diferença. Quem vai a Assistência não vai lá porque acha o lugar bonito, vai porque precisa. Se nós não conseguimos atender tudo, o mínimo que eu peço é que continuem a atender bem o nosso povo”, disse o vice-prefeito. À tarde foram escolhidos os delegados que vão representar Canoinhas na etapa estadual da conferência.

 

 

Números

Pela manhã, Cintia apresentou números da secretaria que hoje conta com 11 equipamentos públicos. Somente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são atendidos, por mês, individualmente, 800 pessoas. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atende mensalmente 200 pessoas. A assistência mantém ainda em seu cadastro 500 idosos que recebem suporte em 36 grupos espalhados pelo interior e na cidade. “O Cadastro Único possui 5.279 famílias cadastradas com uma média mensal de 400 atendimentos”, expõe. Em Canoinhas, 1.496 são beneficiárias do Bolsa Família. Além disso, a Assistência ainda trabalha com benefícios eventuais (fornecendo alimentos, fotos para documentos, passagem, auxílio funeral) e conserva vínculo com organizações da sociedade civil (como Apae, ACD e CIEE). “Sem esquecer que temos os conselhos sob nossa responsabilidade”, conclui. A pasta ainda trabalha em outras frentes como no Conselho Tutelar e com programas como o da erradicação do trabalho infantil.

 

 

Delegados eleitos para a Conferência Estadual de Assistência Social

Titulares governamentais: Vilmar Niejelski, Vilcéia Regina Tavares, Angela Aparecida Rocha, Gisele Aparecida Schindler de Melo

Suplentes governamentais: Karina Vieira Carvalho, Fernando Seleme Bordin, Prescila Friedrich de Almeida, Leila Cristina Siems dos Santos

Titulares da sociedade civil: Elza Lourenço de Melo, Maria da Graça do Santos Calistro, Cristiane Monique do Prado Novak, Elizete Aparecida K. GEvieski

Suplentes da sociedade civil: Clarice Aparecida Wendt, Franciele Geraldo, Kátia Simone Bueno da Silva