Agricultores que conhecem realidades diferentes são estimulados a terem novas ideias e é por isso que a Epagri, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, fizeram excursão com agricultores para Concórdia.
A equipe visitou duas agroindústrias. A primeira, com registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) em Arabutã, é uma empresa familiar com tradição na produção de embutidos. Thiago, agricultor e responsável pela empresa, apresentou toda a estrutura do empreendimento para os visitantes. Ele falou sobre as dificuldades de produção, o mercado consumidor e como atender aos requisitos do S.I.M.. A produção, que chega a 2.500 kg por mês, é vendida pela cooperativa CoperArabutã.
A segunda visita aconteceu no município de Xavantina. O estabelecimento de produtos cárneos Embutidos Xavantina está funcionando há 30 dias. Contando com uma estrutura de produção de quase 200 m2, a empresa comercializa três embutidos cárneos diferentes, além de vários cortes diferenciados de carne suína, totalizando 13 produtos. Parte do recurso para a construção da agroindústria foi apoiado pelo Programa SC Rural, executado pela Epagri.
A viagem para a região de Concórdia, conhecida por sua produção de carne suína, aconteceu no final do mês de maio. Daniel Uba, coordenador estadual do Programa Gestão de Negócios e Mercados – GNM da Epagri, organizou a excursão. Estavam presentes a médica veterinária da prefeitura de Canoinhas, Juceli Mastey; a extensionista da Epagri, Renata Vieira; além de quatro agricultores da região. O engenheiro agrônomo Henrique Moriguti, coordenador regional do projeto de Olericultura da Epagri em Concórdia, acompanhou todas a visitas.
“A excursão é uma ferramenta excelente para a extensão rural, pois ela permite que os agricultores vejam a realidade de outros lugares, o que estimula novas ideias e esclarece muitas dúvidas”, comenta Uba.
É preciso incentivar a agregação de valor a partir do beneficiamento da matéria prima vinda da agricultura e pecuária de nosso município. Para isso são necessárias a formação de grupos formais e a criação de agroindústria familiares, legalizadas, que ofereçam alimentos de qualidade reduzindo os riscos de doenças.
De acordo com a médica veterinária Juceli Mastey: “o Serviço de Inspeção Municipal de Canoinhas está aberto para realizar orientações de todos os procedimentos necessários a todo estabelecimento de produtos de origem animal que deseje se instalar e obter o registro do S.I.M”
A Epagri, assim como a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Canoinhas entende a importância da diversificação de renda da agricultura familiar. A agregação de valor é uma alternativa que pode combater o êxodo rural e propiciar para os agricultores uma melhor qualidade de vida.
“Agradecemos a disponibilidade e o comprometimento dos colegas da Epagri de Concórdia: Ezequiel Nunes, Engenheiro de Alimentos e o engenheiro-agrônomo Henrique Moriguti”, completa Juceli.