O Ministério da Saúde encerrou na última sexta-feira, 09, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) deste ano. De acordo com boletim divulgado pela secretaria de Saúde e pela Vigilância Epidemiológica, o município de Três Barras alcançou 94,32% de cobertura dos grupos prioritários.
Para a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações, a campanha de vacinação contra a gripe, no município, foi finalizada com sucesso. “Tanto que ultrapassamos em mais de 4% a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, observa.
Três Barras foi o primeiro município da região a atingir a meta nacional de vacinação e também a cidade com maior cobertura ao final da campanha, que teve início em 17 de abril e se estendeu por quase dois meses nas nove unidades de saúde da cidade e do interior.
Até a semana que antecedeu o término da campanha, a vacina estava disponível, apenas, às pessoas com 60 anos ou mais, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade, funcionários da saúde, gestantes e puérperas.
Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a partir da última segunda-feira, 05, a vacinação foi liberada à livre demanda. O município disponibilizou 360 doses da vacina à população em geral, imunizando em média 40 pessoas por unidade de saúde.
Outras 500 doses foram reservadas, exclusivamente, às crianças que precisam tomar o reforço. “As duas etapas da vacinação são necessárias para que a proteção contra a gripe seja mais eficiente”, lembrou a enfermeira.
A campanha de vacinação no município foi uma realização da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica.
Cobertura na região
– Três Barras – 94,32%
– Canoinhas – 92,43%
– Bela Vista do Toldo – 87,17%
– Irineópolis – 81,21%
– Major Vieira – 80,75%
– Porto União – 80,20%
– Matos Costa – 67,02%
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Três Barras