Na noite de terça-feira, 30, a Secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Comunitário, Saúde e o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Papanduva promoveram uma palestra voltada ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil. O evento foi realizado no Salão Paroquial São Sebastião e reuniu cerca de 300 pessoas.
A palestra foi proferida pela Sargento Tânia Guerreiro, especialista em atendimento e prevenção de casos de pedofilia. Guerreiro falou abertamente para os pais, professores, profissionais da saúde e demais interessados no assunto sobre as principais formas de abuso, como identificar as vítimas e os agressores. A sargento trouxe ao público casos reais, acompanhados por ela durante os anos de atuação na área, exemplificando com textos, vídeos e imagens.
Segundo Tânia Guerreiro, a prevenção é a única forma de proteger as crianças e adolescentes deste mal, que afeta inclusive crianças papanduvenses, os pais ou responsáveis devem estar sempre atentos ao comportamento dos filhos. Ainda, segundo ela, o ideal é manter as crianças e adolescentes longe das redes sociais, evitar compartilhar com o público o dia-a-dia das crianças, conhecer os amigos e familiares dos amigos, estipular regras e horários de passeio, são algumas formas de prevenção e proteção dos vulneráveis, apresentadas durante a palestra.
Denunciar casos ou suspeita de agressão de menores é dever de todos. As denúncias são realizadas através do Disque 100, ou diretamente ao Conselho Tutelar, que em Papanduva atende pelo telefone 3653-1213.
No link abaixo você tem acesso a cartilhas com dicas de segurança, disponibilizadas gratuitamente pela Polícia Militar do Paraná.
http://www.pmpr.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=547