Um valor de R$ 8 milhões pactuados para o cofinanciamento da média complexidade, que será pago a partir de setembro, foi anunciado durante a abertura do VIII Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, nesta quarta-feira (24). O evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e Associações de Municípios de Santa Catarina, em Florianópolis, contou com a participação do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comim durante a abertura.
O prefeito de Tubarão e presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna – AMUREL, Joares Ponticelli, representou a FECAM na solenidade e ressaltou a importância do evento em um ano de início de mandato. “O desafio de fortalecermos, de ampliarmos os recursos e a parceria do Estado com os municípios para a implementação destas políticas”, comentou ele. “Precisamos acima de tudo de criatividade e inovação diante das tantas dificuldades que o Brasil atravessa, especialmente neste delicado momento institucional”, completou.
Além do presidente da AMUREL, e do secretário de Estado, compuseram a mesa de abertura a coordenadora da Frente Parlamentar da Assistência Social, a deputada Luciane Carminatti; o diretor executivo da FECAM, Rodrigo Guesser, o diretor de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação; a secretária Executiva do Conselho Estadual de Assistência Social, Patrícia Gasparetto; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Janifer Otto; o coordenador do Colegiado Estadual de Assistência Social das Associações de Municípios, Lauro Francisco dos Santos; do Conselho Regional de Psicologia, Joseane de Oliveira Luz, da coordenação Colegiada do FEPAS, Fernando Batista; do FEUSUAS, Cláudia Lopes Costa e do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS e CRESS, Samuel Salézio dos Santos.
O Seminário segue até sexta-feira (26) com debates sobre as Conferências Municipais, os Planos Municipais de Assistência Social, o Sistema Único de Assistência Social, a territorialização da proteção social, convívio, convivência e proteção social, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – – Lei 13.019/2014, A Ética na Prática Profissional nas Políticas Sociais entre outros.
A FECAM promove o Seminário para auxiliar as gestões municipais a cumprir com a missão de assegurar serviços públicos de qualidade à população e possibilitar aos Gestores e Trabalhadores a atualização dos temas pertinentes a implementação e qualificação do Sistema Único de Assistência Social em Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
www.fecam.org.br
imprensa@fecam.org.br