A equipe de educaçãoambiental da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) estacionou na manhã desta terça-feira, 23, em Porto União. O eco – ônibus está atendendo estudantes das redes públicas estadual e municipal de ensino do município até quinta-feira, 25. O projeto está sendo realizado em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Canoinhas e tem como objetivo orientar em parceria, a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.
A equipe da Fatma, Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal de Educação estão realizando o trabalho no município, no espaço da Estação Ferroviária até quinta, 25. As escolas interessadas podem agendar horário com a prefeitura municipal.
A abertura oficial aconteceu pela manhã com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário executivo regional da ADR Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti; prefeito de Porto União, Elizeu Mibach e seu vice, Pércy Storck; gerente da Fatma Canoinhas, Francine Nader; comandante da Polícia Militar Ambiental, Capitão Cirstopher Rudolf Forehner; comandante da Polícia Militar, Major João Marcos Dabrowski de Araújo; vereadores de Porto União, Christian Martins e César Augusto; presidente da câmara de vereadores de Canoinhas, Wilmar Sudoski; vice-prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl; além de secretários municipais e autoridades locais.
Na abertura também estiveram presentes os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do Núcleo Escolar Municipal (NEM) Frei Deodato, da localidade de São Miguel da Serra, da APAE de Porto União; e alunos do coral da AAB Comunidade.
O aluno Igor Augusto de Moraes, do 8º ano do NEM Frei Deodato, estava empolgado com a visita. “Eu e meus amigos vamos receber hoje mensagens importantes sobre os cuidados que devemos ter com o meio em que vivemos, e podemos passar essa mensagem em nossa escola, em nossa casa. Estou muito animado para conhecer o eco – ônibus”.
Já estão agendadas também as visitas da Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga na quarta-feira a tarde, e também da EEB Clementino Britto, além das escolas do município.
Na abertura, Salvatti enfatizou o trabalho em conjunto da equipe de governo na região. “A equipe da Fatma, Polícia Ambiental e Polícia Militar da região é exemplar, e aproximar os jovens com esse importante trabalho é a garantia de um futuro cada vez melhor”, destacou o secretário executivo regional.
A gerente da Fatma Canoinhas, Francine Nader destaca que o público-alvo é diversificado e toda comunidade pode participar. “Estamos levando o eco-ônibus já esteve em Canoinhas e agora passa por Porto União. Já temos agendado para o próximo mês visitações em Bela Vista do Toldo e Major Vieira. Queremos que toda nossa região tenha o privilégio de ter esse interessante trabalho em seus municípios”.
Sobre o Projeto
O projeto teve início em 06 de junho de 2005 e foi criado para atender as escolas no entorno das Unidades de Conservação administradas pela FATMA. Entre 2005 e 2006 foram atendidos cerca de 14.000 alunos. Em julho de 2007 firmou-se um acordo de parceria entre a Fatma e o Rotary Club Blumenau Norte, onde se atingiu cerca de 10 mil alunos, no período de um ano.
O atendimento do eco – ônibus consiste em apresentação institucional sobre a Fundação e suas atribuições, exibição de vídeos sobre problemas ambientais e distribuição de diversos materiais educativos, como livros de colorir e distribuição de cartilhas temáticas relacionadas à poluição, fauna, flora, pesca e queimadas, além de teatro de fantoches e dinâmicas de grupo, estimulando a responsabilidade e compromisso com as questões ambientais.
O projeto está há mais de dez anos em atividades, e somente no ano passado atendeu 13 mil alunos de 15 municípios catarinenses.
Visita do Eco-ônibus em Canoinhas
Terça a quinta, das 8h às 17h
Local: Estação Ferroviária de Porto União
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação