A chuva não foi empecilho para que usuários da rede de saúde mental se mobilizassem neste 18 de maio. Hoje é Dia Nacional da Luta Antimanicomial – a data marca as mobilizações no Brasil em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.
Usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) estiveram na prefeitura e foram recebidos pelo prefeito Beto Passos. Com palavras de ânimo, Passos falou sobre a vida e esperança. “Não levem em consideração quem critica vocês, mas valorizem quem dá amor”, destacou. A equipe do Caps passou pela prefeitura para agradecer o apoio do poder público municipal.
Aproximadamente 100 pessoas recebem atendimento diário no Caps de Canoinhas. No local, participam de atividades educacionais, de artesanato, de terapia ocupacional, laboral e ainda têm alimentação, recebem atendimento com a equipe de saúde, entre outros!
Com cartazes para lembrar sobre a luta, o movimento em Canoinhas segue as manifestações realizadas em todo o Brasil para lembrar que os usuários da rede de saúde mental não podem ser segregados – eles devem ser tratados fora dos hospitais psiquiátricos, dos manicômios.