Cerca de 1000 professores da educação básica estiveram reunidos em Mafra e Canoinhas, simultaneamente, na Jornada Pedagógica do Planalto Norte – Formação Escola da Terra, entre os dias seis e nove de fevereiro. Foram quatro dias de capacitação realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC a pedido da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE. A segunda etapa da capacitação ficará para a semana de 17 a 20 de julho, além de encontros mensais, totalizando 200 horas.
O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti ressaltou que “é na educação que deve acontecer a transformação para melhorar os municípios”. Agradeceu pelo trabalho da UFSC, o qual vem de encontro com a realidade dos municípios da região. Enfatizou que “com certeza haverá resultados muito positivos a partir deste aprendizado”.
Graziela Del Monaco, coordenadora do Escola da Terra, que participou do evento em Mafra, enfatizou que reunir esta grande quantidade de profissionais em tempos de crise e mudanças na educação só vem fortalecer a educação pública de qualidade. Agradeceu à AMPLANORTE pela procura do curso e às prefeituras por abraçarem a ideia.
A secretária de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado ressaltou a importância do evento citando que “se tem um lugar capaz de mudar a vida de alguém, é a escola”.
Já o prefeito de Mafra, Wellington Roberto Bielecki lembrou que é sempre a favor de capacitações, principalmente na educação. Para ele, esta área devia ser capacitada todos os dias, visto à velocidade das mudanças tecnológicas e reforçou que a região está se desenvolvendo e vai precisar de mão de obra capacitada e que os professores é que vão formar os cidadãos do futuro e ajudar no fortalecimento da região, que deve se consolidar “como a região mais forte no desenvolvimento econômico sustentável de Santa Catarina”.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE