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AMPLANORTE, AMURC E AMURES conseguem trazer duplicação para a BR 116

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Presidente da Comissão pela duplicação e prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp e Secretário Executivo da AMPLANORTE Helio Daniel Costa apresentam conquista histórica para a região

 

Foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT nesta terça-feira (25) o desenvolvimento do projeto executivo para a duplicação de trechos da BR 116.

O presidente da Comissão pela BR 116, prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp lembra que a luta foi contínua e enaltece a união das Associações em prol do benefício de toda uma região. Foram diversas reuniões regionais e viagens a Brasília realizadas pelos prefeitos e presidentes das Associações que trouxeram este resultado.

“Os prefeitos anseiam por desenvolvimento, porém sempre atentos à segurança dos motoristas e pedestres, buscando a urbanização e mobilidade urbana. Há cerca de quatro anos os prefeitos dos municípios lindeiros se uniram para pedir  mais atenção com a rodovia nos perímetros urbanos. Começamos lutando pelos pontos cruciais, os trevos de acesso e as marginais e a partir daí percebemos que a duplicação era possível e que traria grandes ganhos para toda a região. Uma rodovia duplicada traz consigo um leque de possibilidades, crescimento e prosperidade para as cidades, atraindo indústrias, gerando empregos, aumentando a qualidade de vida com novas oportunidades. Então hoje é uma grande conquista, fruto de um trabalho árduo e que não acaba aqui. Nós lançamos a semente do desenvolvimento e os prefeitos que vierem devem colher os frutos lá na frente e devem continuar esta união para que a BR seja duplicada em sua totalidade”.

Resultado do pleito das Associações de Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, Região do Contestado – AMURC e do Planalto Serrano – AMURES junto à Autopista Planalto Sul e ANTT, a luta não chega ao fim, mas tem um novo começo, o começo de uma era de desenvolvimento regional que vem com a duplicação de uma importante rodovia do MERCOSUL.

Os projetos executivos das obras devem começar pelos trechos prioritários dos perímetros urbanos apontados por estudos anteriormente realizados pela Autopista, em consonância com as Associações de Municípios. Devem ser contemplados Mandirituba, Areia Branca, Rio Negro, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Residência Fuck, Serra do Espigão (esta tratada separadamente por necessitar de projeto e análise mais aprofundados), Santa Cecília, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta, Correia Pinto e Lages.

A extensão autorizada é de 78,8 Km, com custo estimado das obras em R$ 484,6 milhões para os projetos executivos.

 

Adriana Bonin

Jornalista MTB 2644 SC

Assessora de Comunicação AMPLANORTE