Papanduva se manteve nos últimos cinco anos acima da média estipulada pelo indicador do Ministério da Educação na avaliação do Ideb. O Índice avalia o desenvolvimento da educação básica, a cada dois anos no país. Para avaliar a qualidade das escolas e das redes de ensino, o Ideb combina a taxa de aprovação escolar com o desempenho dos alunos.
Em 2015, a educação da rede pública municipal papanduvense obteve média de 7,4, ou seja, 2,7 pontos o mais que a meta estipulada pelo governo federal que é 4,7.
Os dados divulgados pelo MEC mostram que a Secretaria Municipal superou a nota estadual e também nacional no Ensino Fundamental I, que compreende as séries do 1º ao 5º ano. A média do Brasil no Ensino Fundamental I foi 5,5; de Santa Catarina 6,1 e de Papanduva 7,4.
Para o secretario de educação municipal Everton Klipp, este avanço do nível de aprendizagem dos educandos se deve a qualidade dos serviços oferecidos em educação. “A constante capacitação dos professores, a qualidade do material didático oferecido aos alunos, através das apostilas do Sistema de Ensino Positivo (mesmo utilizado pela maioria das escolas particulares), escolas bem estruturadas e organizadas, livre de superlotação, juntamente com o apoio da família, fora da sala de aula, são fatores que colaboram para chegarmos a este patamar”; discursou o secretario.
Em relação a média das escolas, novamente, o Grupo Escolar Municipal Prefeito Rubens Alberto Jazar atingiu a melhor média entre as unidades educacionais municipais, com média 7,5.
Tamires Luiz
Dpto. Comunicação Social, Imprensa e Marketing Municipal