Pleito que iniciou com prefeitos da AMPLANORTE, AMURC E AMURES está rendendo frutos para os munícipes
Na última terça-feira (05) uma comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE e dirigentes da Autopista Planalto Sul estiveram na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT em Brasília. Representantes da bancada parlamentar catarinense também participaram da reunião.
Na ocasião o diretor-geral da ANTT Jorge Luiz Macedo Bastos anunciou a autorização para elaboração do projeto executivo para a duplicação de 98 quilômetros da BR-116 em trechos de Santa Catarina e Paraná. A formulação do projeto é o último passo antes da autorização da obra pela agência reguladora.
O trecho a ser duplicado não é contínuo. A obra irá priorizar as travessias urbanas dos municípios. Uma rodovia duplicada estimula a competitividade, geração de novos negócios e empregos.
Segundo a Autopista Planalto Sul será realizado estudo de implantação de novos trevos, passagens em desnível e passarelas nos municípios a serem contemplados pela duplicação.
“Essa obra é o resultado de uma mobilização forte de prefeitos, sociedade civil e Fórum Parlamentar. Será um grande indutor de desenvolvimento para Santa Catarina, com o aumento na circulação de carros e atração de empresas”, destacou o deputado federal Mauro Mariani. O deputado participou de reunião do Grupo Paritário de Trabalho da BR 116 formado pela AMPLANORTE, Autopista, Fetrancesc, entre outras entidades.
Histórico
A duplicação da BR 116 é a conquista de uma luta antiga das Associações de Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, da Região do Contestado – AMURC e da Região Serrana – AMURES. Uma conversa que começou dentro das Associações hoje está na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.
Os prefeitos dos municípios lindeiros à BR 116 iniciaram conversas acerca da duplicação há quatro anos. Inicialmente a intenção era incluir novas obras na concessão da Autopista, contudo percebeu- se que as reivindicações ficariam obsoletas, pois uma possível duplicação iria se sobrepor às obras de melhoria, então começou a luta pela duplicação.
Foram realizadas diversas reuniões, com formação do Grupo Paritário de Trabaho – GPT, nas quais foram discutidas obras, valores, como buscar aporte, o que seria melhor para cada município e também para o desenvolvimento regional.
Com informações da Autopista Planalto Sul
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE