Os prefeitos das cidades que compõe a AMPLANORTE estão participando da Marcha em defesa dos municípios. Nesta quarta-feira (11) tiveram um encontro com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Estão em Brasília os prefeitos de Três Barras, Elói José Quege, também presidente da Associação; de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria e o vice Wilson Pereira; de Mafra, Wellington Bielecki; Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; de Papanduva, Dario Schicovski; Porto União, Anizio de Souza e o vice Aloisio Salvatti, além do Secretário Executivo da AMPLANORTE, Helio Daniel Costa.
Nesta tarde os prefeitos, bem como representantes da FECAM e da AMPLANORTE participam da programação da Marcha, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios.
O Ministro fala sobre Insegurança jurídica e a judicialização no âmbito da Federação brasileira. Na sequência o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski fala sobre Desafios da judicialização na administração dos Municípios brasileiros.
Estão também na programação desta quinta palestras com os temas: A perspectiva da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP em tempos de crise:Fábio George Cruz da Nóbrega, conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Atuação do Ministério Público para a qualificação da judicialização da Saúde:Valter Shuenquener de Araújo, conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Atuação do CNJ no desenvolvimento de estratégias para reduzir a judicialização:Emmanoel Campelo de Souza Pereira, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); As experiências e avanços no Rio Grande do Sul:Martin Schulze, Desembargador do TJ-RS; Como evitar a judicialização através de uma agenda de planejamento e Gestão Sistêmicos (PGS):Rodrigo Schuller de Moraes, Promotor de Justiça do MP-RS e Caminhos comuns entre Estados e Municípios para a solução da crise:Governadores dos Estados.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE