A Secretaria Municipal da Assistência Social, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – se mobiliza mais uma vez para lembrar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” celebrado em 18 de maio. Por meio de ações como pedágios educativos e panfletagem, a mobilização visa chamar a atenção da sociedade para um crime que ainda afeta milhares de meninos e meninas em todo o país: a violência sexual e psicológica.
Flores em Mafra
Para dar ampla visibilidade à data que se aproxima, nesta semana o CREAS enfeita as praças e demais logradouros públicos com flores amarelas, símbolo da campanha, as quais tem por objetivo remeterem a lembranças dos desenhos da primeira infância, associando a fragilidade da planta com a de uma criança.
No dia 18, quarta-feira, o CREAS, com o apoio de órgãos como a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, estará na Praça Lauro Muller, das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30 realizando o pedágio educativo, com distribuição de panfletos. Ainda no dia e horário acontece esta ação no Posto Fiscal da BR-116, visando sensibilizar os caminhoneiros.
Dados
Segundo informações do CREAS, de janeiro a abril deste ano foram recebidos seis encaminhamentos de crianças ou adolescentes que se encontram em atendimento. Os casos são de violência sexual como assédio, abuso ou estupro. De janeiro a abril deste ano houve 17 encaminhamentos envolvendo outras formas de violência a crianças e adolescentes. O CREAS presta atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social tanto às vítimas e seus familiares, quanto aos agressores e familiares. Possui no seu quadro funcional dois psicólogos, assistente social e demais funções de apoio.
18 de maio
O dia 18 de maio é marcado por um crime que aconteceu na mesma data, de 1973, em Vitória-ES, quando a criança Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para ser encontrada seis dias depois, já sem vida. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta. O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei Federal nº. 9970/00.
Disque denúncia
Você pode denunciar. Anote os telefones: Secretaria da Assistência Social de Mafra – 3643-7181; Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3642-7167; Conselho Tutelar – 3642-4734; Delegacia da Mulher – 3642-0123; Polícia Militar – 190; Disque 100.
Conte com o CREAS
No CREAS são realizados atendimentos Psicossociais de acompanhamento às famílias inseridas no Serviço de Proteção Social Especial às Famílias e Indivíduo (PAEFI) e encaminhados pelo Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público e Delegacia de Proteção. Realiza serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Deve garantir atendimento imediato e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar o direito. Fonte: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Mafra/SC.
Christian Rentz – Assessor Especial de Comunicação/PMM
Joyce Silva – Jornalista AEC/PMM
Fátima Strapasson – Jornalista AEC/PMM