Delegação Catarinense chega a Brasília para a XIX Marcha em Defesa dos Municípios

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Um momento histórico e ideal para que municipalistas de todo o Brasil chamem a atenção da União e da sociedade para a mais grave crise econômica e financeira já vivenciada pelos Municípios. Por isto, Prefeitos, Vice-prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores e técnicos de Santa Catarina estão chegando a Brasília para a XIX Marcha em Defesa dos Municípios.

A Marcha acontece no Centro Internacional de Convenções da Capital Federal, do dia 9 até quinta-feira (12), com tema Desafios do Final do Mandato.

A sessão de Abertura da XIX Marcha está marcada para 8h30 desta terça-feira (10) e será coordenada pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Além dele, estarão presentes na cerimônia os membros da diretoria da entidade e autoridades. É esperada a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, e dos presidentes em exercício da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Ao lado do presidente da CNM, o catarinense Hugo Lembeck, prefeito de Taió, ex presidente da FECAM, atualmente tesoureiro da Confederação Nacional dos Municípios.  

Devem participar desse momento o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, o presidente da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Valdecir Pascoal e o presidente do Instituto Rui Barbosa, Sebastião Helvécio.

A cerimônia deve ocorrer durante toda a manhã. Às 13h30, a programação continua com um painel que leva o tema da Marcha: desafios de final de mandato. Será um debate sobre as dificuldades vivenciadas pelos gestores municipais no atual cenário e uma oportunidade para identificar as possíveis soluções. 

Conselho Político
No começo da tarde desta segunda-feira o Conselho Político da CNM esteve reunido debatendo a Pauta Municipalista e detalhes da programação da Marcha.

A crise política e o difícil momento dos Municípios foram debatidos. Na oportunidade a presidente da Federação Catarinense de Municípios, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul, apresentou ao Conselho a Cartilha elaborada pela FECAM com o título “Os Municípios pedem socorro”, na qual são apresentados estudos técnicos sobre a situação dos Municípios que não estão conseguindo administrar a constante queda de suas receitas com o aumento de demandas.

Também participaram da reunião os diretores, Celso Vedana, Relações Institucionais, e Rodrigo Guesser, de Administração e Finanças.

Feira dos Municípios
A delegação catarinense também participou nesta segunda-feira da abertura oficial da Feira dos Municípios, também no Centro de Convenções de Brasília, que apresenta soluções para as mais diversas áreas da gestão pública.

Neste espaço os gestores municipais podem tirar dúvidas e acompanhar processos por intermédio das representações dos Ministérios do Governo Federal.

Confira a programação desta terça-feira, dia 10: http://goo.gl/dGgDNz

Maria Helena
Assessora de Comunicação 
Federação Catarinense de Municípios – FECAM