Representantes de quatro escolas de Mafra, acompanhados da coordenadora do Projeto Verde é Vida da AFUBRA na Secretaria Municipal de Educação, Eroni Terezinha Machado, participaram na última quinta-feira, 7, em Quitandinha, de reunião pedagógica anual, quando a EMEF São Lourenço recebeu certificado de Escola Destaque no Projeto. Participam do Verde é Vida as escolas mafrenses EMEF São Lourenço, Escola Agrícola Prefeito José Schultz Filho, EMEB Evaldo Steidel e EMEB Col. Augusta Vitória, envolvendo cerca de 754 alunos, que durante o ano desenvolvem projetos científicos e outros de cunho ambiental e de conscientização comunitária.
A escola São Lourenço foi destaque em 2015 com o projeto “Enxergando a natureza por meio da geometria” desenvolvido pela professora Jéssica Augustin, atuante no ano de 2015, que envolveu diretamente175 alunos do 6º ao 9º ano e indiretamente os 356 alunos de toda a escola, através das atividades interdisciplinares num conjunto de ações que culminaram no prêmio. Dentre essas ações destacam-se a coleta de óleo saturado, o projeto “Árvore do Saber”, o Lacre Solidário, o diagnóstico das propriedades rurais, além do teatro “Lembranças…Uma história de sonhos e muita cooperação”, o programa Jovem Empreendedor e a Mostra de Ciências.
Incentivo e motivação
A Diretora da Escola Destaque, Noeli de Jesus Xavier Lila ficou surpresa com a conquista do prêmio e extremamente feliz. “Diante de tantos desafios encontrados em 2015 é uma alegria para toda a equipe escolar, pois nos deixa muito orgulhosos por trabalharmos e vermos os resultados positivos”, afirmou e concluiu dizendo que “esse prêmio serve de incentivo e motivação para melhorar cada vez mais”.
E para conseguir se superar, a equipe da escola já está programando os trabalhos do projeto em 2016. Conforme explicou a professora de matemática, Débora Maria Sampaio, responsável pelo projeto em neste ano, a meta será melhorar, ampliar e inovar nas ações. Ela explicou que já começaram a realizar a coleta de materiais recicláveis, tirando o lixo do meio ambiente, uma vez que nomeio rural não há coleta seletiva. O tema para2016 será “Estudo da trigonometria e da geometria fractal na natureza”, que envolverá cerca de 50 alunos da 8ª e 9ª séries. Com os alunos das 6ª e 7ª séries o tema será a “Geometria simples na natureza”. A escola pretende ainda continuar com a coleta do óleo saturado e desenvolver, através do projeto Mais Educação, ações de agroecologia.
Verde é vida
Em agosto deste ano o projeto Verde é Vida completará 25 anos de educação ambiental nos estados do Sul do País. Atinge 79 municípios através de 273 escolas. Segundo informações de Edemar Pedro Konkel, coordenador em Mafra, o projeto tem por finalidade promover o conhecimento ambiental na região de atuação da empresa, trabalhando simultaneamente o social e o cultural.
Christian Rentz – Assessor Especial de Comunicação/PMM
Joyce Silva – Jornalista AEC/PMM
Fátima Strapasson – Jornalista AEC/PMM