A Prefeitura de Mafra vai realizar no Dia Nacional da Saúde, 7 de abril, quinta-feira, uma ação para a limpeza dos estabelecimentos públicos, com apoio das secretarias municipais. A faxina envolverá todas as escolas públicas do Município e do Estado, unidades de saúde, praças, logradouros, centro de serviço e demais órgãos do poder Executivo. A ação visa promover a eliminação de entulhos ou possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Todo o trabalho faz parte da Operação “Guerra contra o Mosquito” transmissor da Dengue, Chikunguya e ZiKa Vírus, que vem sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 11 de março quando as Agentes Comunitárias de Saúde iniciaram visitas em todos os domicílios de Mafra, para inspeção dos terrenos. “Após cada visita, é deixado uma planilha para serem executadas algumas orientações para eliminação dos possíveis focos de proliferação do mosquito”, explicam os organizadores.
Apoio de empresários e comerciantes
Para esse mesmo dia a Secretaria de Saúde está conclamando os empresários e comerciantes a promoverem a limpeza dos pátios de suas empresas e das áreas externas das lojas. Pedem ainda que desenvolvam atividades de orientação direta ou via murais aos funcionários, com o tema “eu cuido da minha, da tua e da nossa saúde evitando focos os Aedes aegypti. Vigiar nosso ambiente é um exercício de cidadania”.
Dia D de Combate à Dengue
A Operação terá sequência ainda no sábado, dia 9 de abril, das 7 às 12 horas, quando acontecerá o Dia D de Combate à Dengue, uma mobilização municipal para eliminação dos criadouros de mosquitos vetores de doenças. Para esse dia foram convidados alunos da Universidade do Contestado, da EEB Barão de Antonina e Centro de Educação Profissional (CEDUP) para desenvolverem trabalhos de campo junto às equipes das estratégias de Saúde da Família. Haverá panfletagem nos semáforos das Praças Hercílio Luz e Lauro Muller, feito pelos Protetores Ambientais Mirins Polícia Militar no período matutino. Também será feita inspeção final das residências que apresentaram algum ponto crítico e que tenham recebido orientação para limpeza.
Segundo os organizadores, a varredura que está sendo feita nos domicílios tem como meta atingir 100 por cento das residências mafrenses. E após a conclusão dos trabalhos será elaborado relatório dos pontos públicos mais críticos para ser encaminhado aos órgãos competentes, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para melhorias.
Christian Rentz – Assessor Especial de Comunicação/PMM
Joyce Silva – Jornalista AEC/PMM
Fátima Strapasson – Jornalista AEC/PMM