As possibilidades do marketing político digital nortearam a Conferência de Encerramento do XIV Congresso Catarinense de Municípios, nesta quinta-feira (17). O especialista em Marketing Digital, Rodrigo Gadelha, falou sobre os segredos deste tipo de marketing e como se conectar com os eleitores dentro dessa nova cultura comportamental da sociedade brasileira. “Hoje a maioria dos candidatos são da geração dos baby boomers e tentam convencer os eleitores com a linguagem desta geração. Como então convencer o eleitor da geração Millenium se expressando com uma linguagem dirigida para os baby boomers? Até o mapa mental das duas gerações é diferente”, explica ele.
Para Gadelha é preciso conhecer o eleitorado para definir as estratégias e tomar ação. “Como entender esse eleitor? como saber entregar informação inteligente e que faça sentido para ele? Como consigo entender um eleitor se não consigo entender essa nova direção que tem aí?”, coloca Gadelha, que tem 16 anos de experiência em comunicação. ” O comportamento do eleitor conectado exige uma nova política”, finaliza. Em sua explanação, o palestrante abordou as principais estratégias para otimizar campanhas para o mundo digital com o objetivo de abir a mente para as oportunidades do deste mundo.
Gadelha falou ainda que, com as mudanças na recente reforma eleitoral, onde se diminuiu o tempo e vetaram-se as doações de pessoas jurídicas para as campanhas, haverá menos recurso e há uma tendência de que as estratégias voltem-se para o digital. “A ciência de dados é muito forte, com um base de informações, como as palavras mais comentadas nas redes sociais naquele dia, por exemplo, é possível conseguir de alguma forma intervir nas pessoas, e elas tirarem um tempo para interagir com você”, conclui.
Leticia Póvoas
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM