Porto União se mobilizou neste sábado, 13, contra o mosquito aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, zika vírus e da febre chikungunya.
Mais de 250 pessoas estiveram nas ruas do município orientando, vistoriando e acompanhando a mobilização que contou com funcionários da secretaria de saúde, por meio da vigilância ambiental, que esteve a frente dos trabalhos e de 200 militares do 5º Be Cmb Bld, além dos agentes de saúde das unidades dos bairros Santa Rosa e São Pedro. Nos demais pontos do munícipio foram realizados panfletagem e orientações em locais estratégicos.
O Prefeito Anízio de Souza, o Vice-prefeito Aloísio Salvatti, o secretário de saúde, Rogério Stasiak, e o comandante do exército, Tenente Coronel João Baptista de Souza e Sá Neto, acompanharam o início da mobilização que saiu do Batalhão na manhã de sábado.
“Estamos juntos nessa mobilização, nesse esforço nacional de erradicar o mosquito. Nosso pessoal foi preparado por meio de palestras e fizemos a verificação na nossa unidade, nos círculos militares, na vila militar e residências militares e hoje no dia D estamos acompanhando os técnicos da saúde nos locais definidos, fazendo o combate efetivo”, explicou o comandante do exército Tenente Coronel Souza e Sá.
“É uma operação nacional e junto ao exército estamos realizando essa mobilização nos bairros de Porto União, onde faremos as visitas nas residências orientando a população e fazendo a divulgação dos cuidados para evitar a criação desses mosquitos. É um problema muito sério, que além da dengue agora tem o zika vírus e a febre chikungunya, que são mais agressivos que a dengue. Não temos nenhum caso originário das doenças em nossa cidade, mas mesmo assim precisamos ter consciência e tomar os cuidados necessários”, destaca o Secretário de saúde.
Segundo informou o secretário, mais de 580 casas foram visitadas e orientadas somente no sábado.
“Nós temos que ter a responsabilidade todos os dias de verificar onde tem água parada na nossa casa e orientar os amigos e vizinhos. O problema é de todos nós, por isso precisamos nos unir contra o mosquito”, falou o Vice-prefeito Salvatti.
Para o Prefeito Anízio esse momento é importante para que reforce os cuidados para todos. “Temos que eliminar os focos do mosquito, hoje é o Dia D, mas o trabalho continua nos demais dias. As equipes estarão visitando as residências e pedimos que recebam bem as equipes para que possamos eliminar qualquer possibilidade de haver a proliferação do mosquito em nosso município”, afirmou o Prefeito.
A vigilância ambiental está a disposição para atender a população que tiver alguma dúvida a respeito desse assunto. O telefone de contato é o 3523 7151.
Camila Godoi (42) 8402 6464
Juliano Crespo (42) 9977 1529
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porto União – SC