Nem o clima instável atrapalhou o movimento dos riomafrenses em favor da prevenção ao câncer de mama. Na manhã de sábado, após concentração na Praça Guilherme Abry, em Mafra, uma mancha rosa desceu a Felipe Schmidt em direção à Rio Negro, na 4ª passeata Outubro Rosa. A ação foi organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, com apoio das Prefeituras das cidades irmãs de Mafra e Rio Negro
O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente tornou-se o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
Prevenção
A Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra, Rosana Ricetti falou da importância dos eventos alusivos ao Outubro Rosa, que é lembrar à mulheres que devem fazer seus exames anuais para viverem bem e saudáveis. Destacando a importância da prevenção, ela agradeceu a todos os participantes da caminhada e aos apoiadores.
Antes do início da caminhada os presentes fizeram um alongamento coordenado pela professora de educação física e voluntária da Rede, Maria de Lurdis C. Bubiniak. Ela falou sobre a necessidade de procurar manter a auto-estima elevada sempre e que a Rede Feminina possui profissionais preparados, prontos para receber a todas que estão em tratamento. “O câncer assusta, mas tem cura, basta confiar e seguir o tratamento recomendado”, declarou.
Outras ações
Além da caminhada, outras ações estão programadas pelas duas cidades, através das secretarias municipais de saúde, além do GIRO-Grupo Integração Riomafrense de Oncologia e da Rede Feminina, como parte da movimentação para chamar a atenção para a importância e necessidade da prevenção do câncer de mama.
A próxima ação de destaque será a palestra “Outubro Rosa – Como Encarar o Câncer de Mama nos dias de Hoje?”, agendada para o dia 8 de outubro, às 19 horas, no London Clube, a ser proferida pelo Médico Oncologista, Dr. Fabrício Augusto de Oliveira. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. A realização é do grupo GIRO em parceria com o SESC/SC, Núcleo de Oncologia Catarinense e London Clube.
Christian Rentz – Assessor Especial de Comunicação/PMM
Joyce Silva – Jornalista AEC/PMM
Fátima Strapasson – Jornalista AEC/PMM