Cerca de 10% do eleitorado da comarca de Papanduva compareceram às urnas no último domingo para eleição dos cinco conselheiros tutelares que ocuparão o cargo nos próximos quatro anos.
No dia 4 de outubro mais de 1.400 papanduvenses foram as urnas eleger os cinco conselheiros tutelares que durante os próximos quatro anos serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município. A apuração dos votos aconteceu no ginásio da Escola Alinor Vieira Côrte e foi realizada por integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e pela Comissão Organizadora da 1ª Eleição Unificada para Conselheiros Tutelares. Acompanharam a apuração representantes do Ministério Público, Vara de Infância e Juventude da comarca de Papanduva, Conselho da Comunidade, representante da Polícia Civil e Secretaria da Assistência Social.
Com 241 votos, Lidiane Claudino foi a primeira conselheira tutelar eleita, seguida de Cacildes Ferens Riboski, com 234 votos; Jacirene Greim, 200 votos; Edina Jankoski de Matos, 169 votos e Maria Aparecida Hellinger da Silva, 145 votos. Ficam como suplentes: Elenice Duffeck de Paula,127 votos; Neusa Fernandes Maier, 92 votos; Juliano Niedzviecki, 78 votos; Mayara Pires, 66 votos e Rosicler Slogoviecki, 65 votos. Cleidi Aparecida Carvalho Poloniski participou do processo de eleição e obteve 32 votos.
O Conselho Tutelar é formado por cinco membros que durante quatro anos devem atender crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham seus direitos violados quanto à educação; esporte; cultura; convivência familiar, como o abandono pelos pais; maus tratos ou trabalho infantil.
Segundo os integrantes da comissão que coordenou as eleições em Papanduva, o processo eleitoral ocorreu tranquilamenete, dentro da normalidade e recebeu o apoio integral da Secretaria Municipal de Assistência Social. A posse dos novos conselheiros tutelares acontece em de janeiro de 2016.
Tamires Luiz
Dpto. Comunicação Social, Imprensa e Marketing Municipal