Feira Literária deste ano foi um convite a mergulhar nos contos de fada

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

 

         Realizada no Ginásio da Escola Alinor Vieira Côrte, a Feira Literária deste ano foi um convite para os expectadores mergulharem de cabeça no mundo dos contos de fadas, e quem sabe, voltar a ser criança. Apresentações culturais e exposição de lindíssimos trabalhos realizados pelos alunos de 13 escolas municipais, estaduais e CEIs foram as principais atrações do evento, realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

         Personagens como a Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Alice e personagens folclóricos abrilhantaram números musicais. A tradição do sul, as rodas de chimarrão e viola e as tradicionais festas juninas, sempre regadas de muita animação também foram representadas pela dança.

         Apresentou-se no evento, o coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo que soltou a voz em duas melodias, remetendo à educação.

         Os Centros de Educação Infantil estiveram presentes na Feira Literária, ouvindo contações de estórias, acomodados em cenários reproduzidos a partir dos livros infantis. Estes cenários eram compostos dos personagens de cada história, com réplicas em tamanho grande, o que instigava a imaginação das crianças.

         Os stands montados em todo o ginásio contaram também toda a história do município de Papanduva, desde a época da colonização, dos tropeiros e da passagem do Monge João Maria pela região até os dias atuais. O clima e a economia catarinense foram evidenciados nas maquetes expostas na Feira.

         A Secretaria de Educação, anfitriã do evento, recebeu com muita honra e carinho o Grupo de Capoira vindo da cidade de Três Barras, que com todo gingado e animação representaram a cultura africana, trazida para o Brasil pelos escravos. Durante a apresentação o mestre do grupo ressaltou a importância do respeito pelo próximo e a inclusão social no grupo, marcas dos praticantes das rodas de capoeira.

         Enfim, a  Semana Literária deste ano foi espetacular. Todos os anos a Secretaria de Educação surpreende-se com tanta criatividade e dedicação dos alunos e professores, que não medem esforços para que seus trabalhos se destaquem na Feira. Todos os envolvidos estão de parabéns.

Tamires Luiz

Dpto. Comunicação Social, Imprensa e Marketing Municipal