No dia em que completou 98 anos, Mafra recebeu a liberação de crédito de R$ 10 milhões do programa Badesc Cidades. O governador Raimundo Colombo, o presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Olívio Karasek Rocha, e o prefeito Wellington Roberto Bielecki assinaram o contrato na tarde desta terça-feira, 8, em ato na sede da Amplanorte, em Mafra. Na ocasião, foram entregues o termo de compromisso para regularização ambiental de duas pedreiras e o título de Cidadão Honorário da cidade ao governador.
“O volume de recursos é significativo para Mafra, uma cidade estratégica e com investimentos industriais importantes previstos para cá. Este é um convênio que facilita o trabalho das prefeituras, que hoje têm muita dificuldade para assinar contratos como este sozinhas. Dessa forma, a gente consegue que todas as regiões do Estado se desenvolvam ao mesmo tempo”, afirmou Colombo.
Os recursos serão usados para obras do sistema viário, aquisição de máquinas e equipamentos e construção de empreendimentos comunitários. A prefeitura tem 12 meses para aplicar a verba durante o período de carência e 36 meses para amortização.
“Já tive oportunidade de presidir o Badesc antes de assumir a prefeitura de Mafra. Então, já sabíamos que é um grande programa e que atrai muitos muncípios, pois é bastante amplo e permite investimentos em diversas áreas e setores. Conforme as necessidades de Mafra, esses investimentos irão para pavimentações e recuperações de ruas e estradas, além da compra de máquinas e equipamentos, cujos projetos ainda estão sendo analisados”, afirma o prefeito.
O presidente do Badesc salientou que o montante de recursos devem fazer toda a diferença para moradores da cidade, que deverão sentir melhorias, especialmente na mobilidade urbana. “É uma data especial para Mafra, e estamos autorizando o limite de crédito de R$ 10 milhões. É um volume importante para que o município possa crescer e ter capacidade de investimento em obras essenciais para a população”, afirma.
“Um dos simbolos da descentralização é este financiamento que vem hoje pra Mafra e que vai fazer com que o sistema viário seja melhorado e que sejam construídos empreendimentos comunitários. Esta é a terceira vez que o governador vem para a cidade neste ano e sempre traz alguma novidade”, disse o secretário da SDR Mafra, Abel Schroeder, referindo-se ao lançamento do sistema de videomonitoramento, à assinatura da ordem de serviço de esgoto sanitário e, agora, ao convênio do Badesc Cidades.
Fatma
Durante a cerimônia, o coordenador regional da Fatma, Leandro Schwaiga, entregou o termo de compromisso celebrado com a prefeitura de Mafra para adesão ao Programa de Regularização Ambiental de Exploração de Jazidas, permitindo a extração das pedreiras São Lourenço e Vila Ruthes.
Homenagem ao governador
Após as assinaturas, o prefeito de Mafra e o presidente da Câmara de Vereadores, Eder Gielgen, entregaram a Colombo o título de Cidadão Honorário de Mafra. O prefeito afirma que a homenagem é uma forma de agradecer ao trabalho do governador. “Não vamos homenagear o governador só por este ato, mas por várias ações que têm contribuído com o município. Tendo ele como um irmão mafrense, não só mostramos nossa gratidão como também o colocamos mais próximo da cidade. Esse título é por tudo aquilo que ele já fez”, disse Bielecki.
Informações adicionais para a imprensa
Mauren Del Claro Rigo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom