No último final de semana, alunos do Centro de Educação Infantil Municipal Beija-Flor representaram a região na modalidade de judô, no estadual do JESC (12 a 14 anos), na cidade de Itajaí, conquistando o 3º lugar na categoria peso leve (até 36 kg). O judô é um dos esportes que fazem parte do projeto Mais Educação, desenvolvido na unidade escolar, representada pelos atletas Ana Julia Jungles Gomes, Diego Siqueira, Matheus R. da Silva, Natanael Cani e Jacson Borges.
O Professor Paulo Cesar Martins, idealizador e coordenador do projeto Mais Educação destacou a participação de Mafra. “Para nossa grata satisfação obtivemos o 3º lugar com o aluno Jackson Borges, que tem apenas 12 anos e está no 6º ano, que demonstrou muito talento e garra”. Ele salientou ainda a participação do aluno Diego Siqueira que perdeu a disputa do terceiro lugar “numa luta linda de assistir”. Martins falou ainda dos demais alunos: “foram magníficos em suas lutas, disputando numa das modalidades mais competitivas no Estado, com diversos atletas da seleção de Catarinense”.
Valores
O professor explicou que o judô melhora a vida das pessoas em todos os sentidos, porque repassa valores como respeito aos colegas e às regras e disciplina para a vida toda. Ele agradeceu a direção e funcionários da escola; à Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal pelo apoio e ainda a Academia Vitality Fitness, de Rio Negro, que cede o espaço adequado onde é feito todo o treinamento dos alunos do CEIM Beija Flor. Explicou ainda que já estão trabalhando para que a escola tenha seu próprio espaço para o treinamento do judô.
Para a Secretária interina de Educação, Estela Maris Bergamini, o esporte é um importante veículo para a educação. “O aluno pode aprender muitas coisas como valores, disciplina, respeito, regras, socialização, além de promover positivamente o trabalho realizado pela Unidade Escolar”. A Secretaria orgulha-se do trabalho realizado no CEIM Beija Flor, pois é a primeira escola da rede municipal a desenvolver as atividades do Programa Mais Educação no contra turno. “A escola vem se destacando positivamente, oportunizando o esporte, começando no ambiente escolar e expandindo-o além dos seus muros”, concluiu Estela.
Joyce Silva e Fátima Strapasson – Jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação – AEC
Prefeitura de Mafra (SC)