Prossegue nesta semana a vacinação contra a Hepatite B, em Porto União. Todas as unidades básicas de saúde do município tem a disposição a vacina, que é obrigatória para toda a população, que ainda não recebeu as três doses.
A mobilização tem a orientação da Secretaria de Estado da Saúde e será desenvolvida em Porto União pelo setor da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. O Secretário da Saúde, Jair Giraldi, coordena todo esse trabalho.
A Secretaria da Saúde trabalha de forma constante com orientações à população, com a realização dos testes rápidos da hepatite e com o acompanhamento de pacientes já diagnosticados. A orientação da secretaria do estado é que, além disso, na semana nacional das hepatites sejam intensificadas as ações voltadas a conscientização e vacinação.
É importante levar a carteirinha de vacinação para que o profissional de saúde verifique cada caso. A imunização será aplicada somente nas unidades de saúde.
Quanto às formas de contágio, as hepatites podem ser classificadas em dois grupos:
– fecal-oral (vírus A e E): a contaminação depende de condições de saneamento básico e água, além de higiene pessoal e dos alimentos;
– sanguínea (vírus B, C e D): assim como o HIV, a transmissão pode ocorrer pelo sexo desprotegido; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam; ou de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Camila Godoi (42) 8402 6464
Juliano Crespo (42) 9977 1529
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porto União – SC