Durante os dias 27 e 31 de julho a equipe do setor de Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) fará atendimento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras III), no bairro Piedade. Neste dia o cidadão poderá tirar dúvidas sobre o programa, consultar os benefícios e ainda atualizar seu cadastro.
O CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Programas Bolsa Família, Tarifa Social da Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Pronatec, Carteira do Idoso, Contribuição do INSS para Dona(o) de casa, entre outros. Em Canoinhas a gestão do CadÚnico é responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
De acordo com a Secretária de Assistência Social de Canoinhas, Ângela Maria Soares, o objetivo do Cadastro Único é permitir conhecimento da realidade socioeconômica das famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. “O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas”, explica Ângela, ressaltando ainda que famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.
Ainda, segundo a Secretária, é de suma importância que estes atendimentos ocorram nos Cras. “Hoje o atendimento descentralizado e de mais fácil acesso a população é o que queremos e o CadÚnico é a porta de entrada para os programas sociais em nível federal, estadual e municipal”, enfatiza a secretária. Os Cras I e II, localizados no Campo da Água Verde e Sossego, receberam nos dias 22 e 23 de junho os atendimentos descentralizados do CadÚnico.
A população que deseja obter mais informações sobre o CadÚnico, poderá procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Três de Maio, 146, centro, ao lado da Prefeitura.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina